Os birôs de crédito que são os gestores do Cadastro Positivo – Boa Vista SCPC, Quod, Serasa Experian e SPC Brasil – estão inteiramente envolvidos na implementação do Cadastro Positivo, com o objetivo de que essa operação esteja de acordo com a legislação, preservando a segurança do consumidor e a privacidade dos seus dados.

É provável que você também goste:

Boa Vista se pronuncia sobre risco de vazamento de dados de consumidores no Cadastro Positivo

Inadimplência do consumidor cai 2,6% em 2019, segundo a Boa Vista

Governo muda regras do INSS e prova de vida deve ser feita até o dia 28/02/2020?

SPC, Serasa, Quod e Boa Vista esclarecem dificuldade de sair do Cadastro Positivo

Uma das responsabilidades dos birôs é garantir aos consumidores o direito de sair do Cadastro Positivo a qualquer momento. Para atender a esse requisito, a Associação Nacional dos Bureaus de Crédito (ANBC) esclarece que é necessário um processo de autenticação, para o qual são solicitados dados cadastrais para identificação do consumidor, de modo a evitar fraudes e garantir tanto a segurança da operação quanto do consumidor.

Nenhum dado novo ou desnecessário é solicitado no descadastramento, que atende também à legislação de Proteção de Dados. As informações solicitadas têm como objetivo confirmar a identidade daquele que pede a exclusão do Cadastro Positivo”, afirma Elias Sfeir, presidente da ANBC.

Mesmo no descadastramento, e também com o objetivo de ser transparentes na relação com o consumidor, os birôs disponibilizam informações sobre o Cadastro Positivo, de modo a facilitar uma escolha consciente de permanecer ou sair do banco de dados.

E vale a pena salientar que o recadastramento também requer procedimento semelhante devido à necessidade de manter rigorosos requisitos de segurança.

“Toda a comunicação acerca do Cadastro Positivo nos sites dos birôs tem o objetivo de esclarecer o consumidor, inclusive mostrando que ele pode voltar a qualquer momento a fazer parte do cadastro positivo. Mas todos esses procedimentos são novos e, portanto, é natural que estejam em constante aprimoramento”, completa o executivo.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Preto Perola via shutterstock.com