Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Dilma afirma que PIB dos Brics já supera o do G7

Durante um seminário em Dubai, Dilma Rousseff, presidente do NBD, diz que a participação do Brics no PIB mundial superou a do G7. Entenda!

Dilma Rousseff, presidente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), afirmou na última terça-feira que a representação do Brics no Produto Interno Bruto (PIB) já supera o do G7. Essa afirmação ocorreu durante sua participação no World Government Summit em Dubai.

Logo, ela é de 31,5% do PIB mundial, ultrapassando a fatia do G7 de 30,8%. A ex-presidente da República está no comando do banco desde março de 2023. Continue a leitura para mais informações!

Brics tem mais participação do PIB mundial do que G7, segundo Dilma

Ex-presidenta Dilma falando no microfone
Imagem: A.PAES / Shutterstock.com

Para chegar a essa conclusão, Dilma Rousseff baseou-se no sistema de paridade de poder de compra ou PPP (em inglês), que oferece um retrato mais preciso da contribuição econômica de cada país ao PIB global, em vez de simplesmente converter o valor do PIB para dólares americanos.

Sendo assim, essa metodologia, segundo a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), considera a capacidade de compra de diferentes moedas. Logo, leva-se em consideração que com US$ 100 é possível comprar mais ou menos produtos dependendo do país.

Previsões do FMI

Dilma Rousseff destaca que até 2028, o BRICS poderá representar entre 35 a 40% do PIB mundial em termos de paridade de poder de compra. Enquanto isso, a participação do G7 deverá diminuir para 27,8%. Essa afirmação se dá de acordo com as projeções do FMI (Fundo Monetário Internacional).

Implementando reformas estruturais adequadas e esforços continuados, o banco conseguiu lidar com as dificuldades geradas pela ordem financeira internacional injusta e o grande endividamento dos países em desenvolvimento. Fatores que, segundo a ex-presidente, destacam a emergência de uma nova tendência econômica global.

Veja também:

Calendário INSS de fevereiro: veja datas de pagamento da aposentadoria

Por fim, destaca-se que em 2022, o PIB do Brics atingiu US$ 25,9 trilhões, representando 25,5% da atividade econômica global. Desde 2010, quando a África do Sul entrou para o grupo, o PIB do Brics cresceu significativamente, impulsionado principalmente pelos gigantes asiáticos, a China e a Índia, que juntos representam 21% do PIB global.

Imagem: A.PAES / Shutterstock.com