Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil já está sendo oferecido?

O empréstimo consignado do Auxilio Brasil faz parte de um pacote de iniciativas do Governo Federal. Saiba mais!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Apesar de ter sido aprovado, o empréstimo consignado do Auxílio Brasil ainda não foi liberado. A modalidade chama atenção de muitos usuários que acreditam se tratar de uma boa opção de crédito.

Em meio a tantas ofertas de crédito, é comum que as pessoas vejam anúncios oferecendo a modalidade que permite usar o auxílio como garantia. No entanto, os usuários devem estar atentos, pois criminosos se aproveitam da alta procura pelo empréstimo para aplicar golpes. 

O empréstimo consignado é um crédito concedido que é descontado automaticamente na folha de pagamento. Até então, ele está disponível para aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Nacional (INSS) e também para os servidores públicos. 

Empréstimo consignado do Auxílio Brasil faz parte de um pacote de iniciativas do Governo 

A Medida Provisória Nº 1.106 faz parte de um pacote de iniciativas anunciado pelo Governo Federal para impulsionar a economia do país e foi assinada no dia 17 de março pelo presidente Jair Bolsonaro. No entanto, o empréstimo consignado do Auxilio Brasil ainda não está sendo oferecido.

A MP assinada pelo presidente também aplicou a margem consignável, de 35% para 40%.  O governo determinou que 5% da nova margem do consignado poderá destinar-se a saque e pagamento de valores devidos de despesas do cartão de crédito. Já o restante (35%), é para empréstimo pessoal. 

Empréstimo consignado: cresce número de pessoas que recebem o crédito sem ter autorizado

As reclamações envolvendo os empréstimos consignados liberados sem terem sido contratados têm crescido bastante. O problema, que se tornou mais frequente depois do início da pandemia, tem sido uma das principais queixas referente a este tipo de crédito. 

Geralmente, os idosos são as principais vítimas dessa ação indevida. Na maior parte dos casos, as abordagens dos criminosos são realizadas por telefone, com intenção de confundir os segurados.

Os golpistas se passam por funcionários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), algo que dificulta que a ação seja percebida pela pessoa que recebeu a ligação. Para saber o que fazer se receber o crédito sem a sua autorização, basta clicar aqui.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com