Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo golpe libera empréstimo consignado do INSS sem autorização

0

Mais um dos golpes financeiros aparecendo neste fim de ano: agora, uma nova fraude atormenta aposentados e pensionistas de todo o país. Assim, ao contrário do que costuma acontecer, quando estelionatários realizam o empréstimo consignado, sacam e deixam a dívida para a vítima, o golpista faz a dívida sem autorização e o empréstimo é depositado na conta do aposentado.

Sim, é isso mesmo. Mas você pode se perguntar: por que a fraude dá o dinheiro para a vítima? É assim que ocorre o golpe. Veja, usar dados de terceiros sem autorização é crime, mas nenhum golpista ficaria horas criando um empréstimo fraudulento sem receber nada em troca.

É provável que você também goste:

Aumento do salário mínimo para R$ 1.100: quanto vai ficar o teto do INSS em 2021?

Prazo para justificar ausência no 1º turno das eleições de 2020 termina esta semana

Projeto de Lei prevê abono de R$ 2 mil para aposentados e inscritos no BPC.

Paulo Guedes diz que Caixa Tem pode valer quase o dobro do Nubank

Afinal, como funciona o golpe do empréstimo consignado sem autorização?

Mas isso tem explicação. Isso porque, a cada empréstimo, além do lucro gerado pelos juros altos, existe também um comissionamento e remuneração de taxas de desempenho para os correspondentes bancários e corretores.

Ou seja, a cada contratado de empréstimo consignado fechado, o correspondente recebe à vista até 6% do valor de cada operação como comissão. Isso tudo além de outros pagamentos ao longo do contrato, é claro. Então, considerando que essas transações são feitas em larga escala, o percentual sobre cada operação justifica o golpe.

Se cair no golpe, não saque o dinheiro

Se você é um aposentado ou pensionista vítima do golpe, sem dúvida é uma grande tentação sacar esse dinheiro. Contudo, apesar de não autorizado, o banco dificilmente consegue desfazer essa transação. Isso porque o titular, nesse caso, já teria usado o dinheiro. Além disso, coincidentemente, a maioria das vítimas desse golpe já fizeram empréstimos antes, de forma voluntária.

Sendo assim, se você for vítima desse golpe, não use o dinheiro. Procure imediatamente seu banco e peça para seu gerente resolver a situação. Afinal, se você usar o valor depositado, é muito difícil conseguir não ter que assumir o empréstimo e, claro, lidar com os juros que vêm com ele.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então é só seguir o Seu Crédito Digital no YouTubeFacebookTwitter, Instagram e Twitch. Assim você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos etc. Siga a gente para saber mais!

Imagem: stockfour/shutterstock.com

Comentários
Carregando...