Empréstimo consignado para negativado? Saque-aniversário do FGTS pode ser a garantia

0

Se você aderiu ou está pensando em aderir ao saque-aniversário do FGTS, saiba que pode ter mais chances de conseguir contratar um empréstimo consignado. Atualmente, apenas funcionários públicos e pensionistas podem pegar empréstimo com desconto em folha e juros baixos. Agora, a lei permite usar os valores que são sacados todo ano do FGTS como garantia de empréstimo consignado. Isso já ocorre com a antecipação da restituição do Imposto de Renda.

É provável que você também goste:

Idosos e deficientes devem ganhar aumento no Bolsa Família de R$ 270

Poupança com baixo rendimento tem a maior retirada líquida da história.

Qual é a diferença entre saque imediato e saque-aniversário do FGTS?

E o governo espera que com a possibilidade de usar o saque-aniversário do FGTS como garantia de empréstimo consignado, a contratação desse tipo de empréstimo aumente cerca de 5 vezes para trabalhadores de empresas privadas. A estimativa foi divulgada pela Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia. Além disso, a SPE ainda informa que o saque-aniversário deve criar um mercado de até R$ 100 bilhões em crédito nos próximos quatro anos.

O que é empréstimo consignado?

Primeiramente, o empréstimo consignado é uma modalidade de crédito aonde os valores devidos são descontados diretamente da folha de pagamento do trabalhador.

Isso quer dizer que não é necessário pagar nenhum boleto ou fatura, pois quando seu salário é liberado pelo empregador o banco já desconta a parcela do seu empréstimo. Essa modalidade de crédito é vista como mais segura para o banco. Sendo assim, a instituição financeira pode cobrar juros menores, devido à menor chance de calote. E a SPE explica isso:

“Como os recebíveis de saque-aniversário são uma garantia com risco zero, à medida que é possível uma substituição de crédito de risco elevado por crédito com risco zero, os juros cobrados serão menores, logo, há a tendência de expansão significativa de crédito estimulando a economia. Ademais, os juros cobrados nessa modalidade deverão ser inferiores a todas as outras opções no mercado”.

O que é o saque-aniversário do FGTS?

O saque-aniversário do FGTS é uma liberação de parte (há um percentual que explicamos melhor logo abaixo) das contas ativas e inativas do seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço. Esse valor pode ser retirado todos os anos, no mês no seu aniversário. Entretanto, é necessário aderir à modalidade, e há algumas desvantagens também.

Deliberado pela Medida Provisória que Bolsonaro aprovou em julho de 2019 com o saque imediato, o saque-aniversário não é obrigatório. Além disso, é necessário pensar se vale a pena ou não para você. Primeiramente porque o seu FGTS ficará limitado.

Isso ocorre porque, ao optar por fazer os saques anuais, você não pode sacar o saldo total da conta em caso de demissão sem justa causa. Você ainda poderá sacar a multa de 40% e os demais valores da sua rescisão, mas o saldo do FGTS continuará sendo liberado em parcelas anuais.

Você pode mudar de ideia depois de ter aderido ao saque-aniversário, porém, só poderá voltar à modalidade de saque total na demissão dois anos após ter solicitado a exclusão do saque-aniversário. Porém, quem adere ao saque-aniversário terá a vantagem de contratar empréstimo consignado mesmo sendo trabalhador da iniciativa privada, pois usará o benefício como garantia.

Valor do saque-aniversário

Antes de mais nada, saiba que o valor a ser liberado no saque-aniversário é relativo. Na verdade é um percentual do seu saldo nas contas ativas e inativas do FGTS. Trabalhadores com valores mais altos no FGTS poderão sacar um valor menor. Já os trabalhadores com saldos menores podem sacar até 50% do valor da conta, como você pode ver abaixo:

Tabela FGTS
Imagem: site da Caixa.

Possibilidade de usar o saque-aniversário do FGTS como garantia de empréstimo consignado vai aumentar o PIB brasileiro

A secretária do Ministério da Economia ainda informou que a injeção de recursos através do saque aniversário do FGTS deve proporcionar um crescimento de 2,57% no Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. Entretanto, esse cálculo não leva em conta que a facilidade do trabalhador de empresa privada em contratar um empréstimo consignado também deve gerar um crescimento econômico para o Brasil.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar