Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta de luz segue na bandeira vermelha 2 no mês de setembro

Veja mais sobre os aumentos e também pronunciamento de Paulo Guedes sobre o assunto

0

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu, nesta sexta-feira (27), que manterá a bandeira vermelha, patamar 2, durante o mês de setembro. Com isso, o custo de cada 100 kilowatt-hora (kWh) consumido continua sendo de R$9,492. De acordo com a agência, o mês de agosto, que está chegando ao fim, manteve o estado crítico dos reservatórios das usinas hidrelétricas do país. E por isso a bandeira será mantida. Dessa forma, para saber mais, continue a leitura.

Energia elétrica: conta de luz segue na bandeira vermelha 2 no mês de setembro

Assim, segundo a Annel, agosto foi mais um mês de severidade para o regime hidrológico do Sistema Interligado Nacional (SIN). “O registro sobre as afluências às principais bacias hidrográficas continuou entre os mais críticos do histórico. A perspectiva para setembro não deve se alterar significativamente, com os principais reservatórios do SIN atingindo níveis consideravelmente baixos para essa época do ano”, informou a agência.

Vale dizer que, em períodos de seca, e consequente baixa nos níveis dos reservatórios, é preciso captar energia de outros tipos de usina. Uma das alternativas são as termelétricas, que gera energia a partir de combustíveis fósseis, como diesel e gás. Porém, além de ser mais poluente, ela é mais cara. Por isso, quando as termelétricas são acionadas, o custo da geração de energia aumenta. E a tarifa da bandeira aumenta também.

Por fim, entre as dicas da Aneel para reduzir o valor da conta de luz, estão o uso racional do chuveiro elétrico e aparelhos como ar condicionado e geladeira. Além disso, a agência alerta sobre o uso de itens como ferro de passar, recomendando juntar roupas para passar de uma só vez e começar por aquelas que exigem menor temperatura. Na última semana, uma fala do ministro da Economia causou polêmica, quando este afirmou que “não vê problema no aumento do preço da energia elétrica”.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de créditoempréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Cacio Murilo / shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -