Anderson Torres, ex-ministro da Justiça do governo Bolsonaro (PL), prestou depoimento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nesta quinta-feira, 16 de março de 2023. A ação que tramita no TSE pode tornar Bolsonaro inelegível. Dessa forma, ele ficaria impedido de concorrer a qualquer cargo público, inclusive a Presidência em 2026.
Ex-ministro presta depoimento em ação que pode tornar Bolsonaro inelegível
Um ex-ministro do Governo Bolsonaro vai ao TSE prestar depoimento em ação que pode tornar Bolsonaro inelegível. Entenda o caso.
O caso que está sendo investigado tem como base uma reunião que Bolsonaro fez com embaixadores e criticou as urnas eletrônicas. Contudo, como as acusações feitas não têm provas, o PDT moveu a ação no Tribunal. Assim, Torres foi intimado a prestar depoimento e contribuir com a investigação.
A TV Globo apurou que o político respondeu a todas as perguntas. Além disso, o ministro Benedito Gonçalves, corregedor-geral eleitoral, pediu esclarecimentos de Torres sobre uma minuta com teor golpista e antidemocrática encontrada em sua casa.
Depoimento feito de forma remota
Torres está preso no Distrito Federal. Dessa forma, prestou seu depoimento de forma online, por videoconferência. Ele está nessas condições depois de o Supremo Tribunal Federal (STF) pedir sua apreensão após os ataques terroristas de 08 de janeiro.
Isso pois uma minuta encontrada na casa do ex-ministro continha um decreto para instaurar um estado de defesa no TSE. Dessa forma, o objetivo era mudar o resultados das eleições de 2022, em que Bolsonaro perdeu no segundo turno para Lula (PT). Contudo, o documento é inconstitucional.
Relação com a inelegibilidade de Bolsonaro
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
A Polícia Federal apreendeu a minuta em uma operação de busca e apreensão na casa do ex-ministro. Dessa forma, ele foi detido e obrigado a prestar esclarecimentos às autoridades. Além disso, o documento foi anexado a um processo contra Bolsonaro que tramita na Corte.
Este questiona o comportamento de Bolsonaro na reunião com embaixadores, em 2022. Por isso, as declarações de Anderson Torres podem apertar o cerco para Jair Bolsonaro e torná-lo inelegível, caso o TSE entenda que houve crime.
Imagem: Fabio Rodrigues-Pozzebom / Agência Brasil
