Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Existe uma forma de ser contemplado mais rápido em consórcio?

No consórcio, a contemplação por sorteio é um processo aleatório. Contudo, algumas dicas te ajudam a adquirir o seu bem mais rápido. Confira!

Os consórcios demonstraram um notável desempenho no primeiro semestre de 2023, registrando um recorde histórico de 1,99 milhão de vendas de novas cotas. Assim, esta modalidade de aquisição de bens que está cada vez mais presente na vida do brasileiro, auxiliando na conquista dos mais diversos bens.

Como uma alternativa ao financiamento, o consórcio se destaca por não cobrar juros do consumidor. Assim, quem sonha com um imóvel ou veículo consegue pagar um valor mais baixo e acessível. Confira, a seguir, uma explicação completa de como o consórcio funciona e como você pode ser contemplado mais rápido.

Como ser contemplado rapidamente no consórcio?

É importante destacar que ser contemplado no consórcio requer um pouco de sorte, mas também envolve uma boa estratégia financeira. Portanto, existem algumas táticas que podem ser utilizadas para aumentar as chances de ser contemplado rapidamente, como:

  • Lances agressivos: oferecer lances mais altos nas assembleias aumenta suas chances de ser contemplado. Os lances são valores adicionais ao pagamento mensal, e o maior lance, dentro das regras do grupo, é contemplado;
  • Utilizar o FTGS: Verificar se o consórcio permite a utilização do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço para antecipar ou quitar parcelas. Isso pode acelerar o processo de contemplação;
  • Buscar grupos pequenos: participar de grupos menores pode reduzir a concorrência, aumentando a probabilidade de ser contemplado mais rapidamente. Grupos menores geralmente têm uma dinâmica mais rápida.
Fundo comum de consórcio
Imagem: Helder Almeida / shutterstock.com

O que é e como um consórcio funciona?

O consórcio é formado por um grupo de pessoas que se une com o objetivo comum de adquirir um bem. Os bens podem variar de carros, motos e imóveis, a até mesmo reformas e cirurgias. Assim, a administração deste grupo é de responsabilidade de um banco, uma instituição financeira ou uma administradora de consórcios.

Veja também:

Multipropriedade imobiliária: entenda o que é, como funciona e quais são as vantagens

Desse modo, os participantes contribuem mensalmente com valores predeterminados para a formação de um fundo comum. Todos os meses, um ou mais consorciados do grupo são contemplados e recebem uma carta de crédito para adquirir o bem escolhido.

Agora, confira detalhadamente como funcionam as etapas de um consórcio:

  1. Formação do grupo: A instituição responsável pelo consórcio cria um grupo de pessoas interessadas em adquirir um determinado bem. Com esse conjunto, forma-se um grupo de consórcio.
  2. Contribuições mensais: Todos os participantes do grupo devem fazer contribuições mensais para um fundo comum.
  3. Contemplação: A cada mês, a quantia de dinheiro arrecadada será usada para a contemplação através do sorteio entre os participantes ou lances oferecidos.
  4. Recebimento da carta de crédito: O participante que for contemplado no mês receberá a carta de crédito para a compra do bem escolhido. Mesmo após ser contemplado, é preciso continuar pagando as parcelas restantes até o fim do prazo.

Agora que você já sabe como funciona um consórcio e como ser contemplado rapidamente, é hora de começar a planejar a realização do seu sonho.

Imagem: Helder Almeida/shutterstock.com