Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Você sabia que o FGTS ativo e inativo pode ser sacado em caso de doenças?

0

Você sabia que algumas regras permitem o saque do FGTS ativo e inativo no caso de doenças? Entretanto, isso somente pode ser feito em algumas situações específicas. Saiba quais são elas, e o que precisa fazer para realizar o saque do FGTS nestes casos.

É provável que você também goste:

Cartão de crédito Condor disponibiliza limite acima do normal.

Adidas faz aniversário e está dando 3 mil tênis e camisetas grátis?

Se o credor entrar com um processo judicial, a dívida prescreve no SPC e Serasa?

Você sabia que o FGTS ativo e inativo pode ser sacado em caso de doenças?

Somente em alguns casos é permitido o saque do FGTS ativo e inativo por doenças. É necessário que o titular ou seu dependente legal estejam acometidos por doenças graves, como HIV, câncer, ou ainda com doença terminal em virtude de doença grave.

Para proceder com o saque nestes casos, é necessário que o trabalhador apresente alguns documentos diretamente na Caixa Econômica Federal.

Nestes casos, o trabalhador deve apresentar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação;
  • O número do PIS/Pasep/NIS;
  • Carteira de trabalho;
  • No caso de HIV: atestado médico de profissional com assinatura e carimbo, contendo o nome da doença ou o Código da Classificação Internacional de doenças (CID);
  • No caso de câncer (neoplasia maligna): atestado médico com prazo de 30 dias contendo o diagnóstico da patologia ou enfermidade, estágio clínico atual e laudo do exame que serviu para elaboração do atestado, bem como demais exames complementares;
  • No caso de estágio terminal em decorrência de doença grave, é necessário um atestado médico claramente descritivo que, em face dos sintomas e do histórico patológico, caracterize estágio terminal de vida, em razão de doença grave consignada no CID.
  • No caso de saque em que o dependente do titular da conta for acometido pela doença, atestado de óbito do dependente, caso este tenha vindo a falecer em consequência da moléstia, a partir da vigência da MP 2-164-40/2001 de 26/07/2001.

Como solicitar o saque do FGTS ativo e inativo

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o saque é liberado em até cinco dias úteis. Para solicitar o saque, o próprio trabalhador ou o seu representante legal devem comparecer a uma agência da Caixa com todos os documentos solicitados.

Enfim, gostou da notícia?

Então, siga Seu Crédito Digital no Google News. Receba em primeira mão notícias sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

- Publicidade -

Comentários
Carregando...