Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Fila de espera para atendimento do INSS é a maior da história

Governo diz que problema é causado principalmente pela falta de funcionários.

Neste momento, o número de pessoas que aguardam por um atendimento no INSS é o maior de toda a história.

Isso porque, segundo informações do instituto, cerca de 2,85 milhões de brasileiros aguardam atualmente pela realização de algum tipo de serviço. A informação foi veiculada pelo jornal O Globo, que afirmou que a maioria dos casos são de pessoas que aguardam a realização da perícia médica. Então, para saber mais, confira a seguir.

É provável que você também goste:

Portaria atualiza critérios para administrar e revisar aposentadorias do INSS

INSS: veja como consultar o benefício sem sair de casa

INSS: quem receber benefício a partir de maio receberá 13º em parcela única no fim do ano

Fila de espera para atendimento do INSS é a maior da história

Dessa forma, a maior parte das pessoas que atualmente esperam na fila do INSS pedem pelo direito de receber algum benefício por incapacidade. Para isso, é necessária uma avaliação de um perito médico para poder começar a receber o auxílio em questão. Porém, como a fila cresceu bastante nos últimos meses, muita gente está numa situação de “limbo”.

Segundo especialistas, o principal problema disso é que, ao passo que o cidadão deixa de receber o salário da empresa, ele também não começa a receber a ajuda do INSS. Pois está esperando pela perícia. E, assim, o trabalhador fica sem dinheiro, mesmo em uma situação de vulnerabilidade e doença.

Por fim, segundo as regras do país, uma pessoa que fica doente e precisa se afastar do trabalho segue recebendo salário da empresa por 15 dias. Contudo, se o cidadão não consegue fazer a consulta no INSS dentro deste período, fica sem receber nada.

O governo reconhece o problema e afirma que o fenômeno ocorre, em grande parte, por falta de funcionários no INSS. Além disso, a instituição ressalta que abriu processo seletivo para contratar funcionários de forma temporária. Porém, como a fila permanece grande, é possível observar que ainda não é possível atender as demandas da fila de espera.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitterTwitchInstagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com