Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Finalmente! Governo Planeja Salvar Pequenas Empresas com o Desenrola

O governo brasileiro está avaliando um novo plano para auxiliar microempreendedores individuais (MEIs) e pequenas empresas que estão endividados. De acordo com o ministro de Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França (PSB), o objetivo é estender o programa de renegociação de dívidas, chamado “Desenrola”, para esses grupos.

Ainda segundo França, os MEIs, que são microempresas com faturamento de até R$ 81 mil, apresentam uma taxa de inadimplência de 44%. No entanto, o atraso no pagamento das dívidas é geralmente de valores baixos. 

Continuar como MEI

Dessa forma, o ministro afirmou que quer incentivar os indivíduos a continuarem como MEI, pois quando saem desse regime jurídico, na maioria das vezes, “entram para a informalidade”. Além disso, o programa também atenderá empresas inscritas no Simples Nacional, que são aquelas que têm renda anual de até R$ 360 mil.

Assim, o ministro destaca que muitas dessas empresas foram forçadas a encerrar suas atividades devido à pandemia, o que teve um impacto significativo em seus negócios. Na época, os empresários podiam recorrer ao Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (PRONAMPE) para crédito

Imagem do logotipo do programa Desenrola Brasil. Ao fundo, aparece uma imagem aérea embaçada de uma rua com várias pessoas caminhando sobre uma faixa de pedestres
Imagem: Varavin88 / Shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Desenrola para pequenas empresas

No entanto, com a rápida elevação da taxa Selic, os juros do crédito ficaram mais altos, passando de 13% ao ano. Isso resultou em um aumento na inadimplência. Quanto às fontes de financiamento para implementar uma versão do Desenrola para pequenas empresas, o ministro informou que ainda estão disponíveis recursos do Fundo de Garantia de Operações (FGO) do Desenrola para pessoas físicas. 

Veja também:

Idosos, Alegria! Nova Proposta Isenta do IR e Previdência!

Dessa forma, esses recursos podem dar vida a um programa similar destinado à pessoas jurídicas. Em suma, o FGO é uma garantia de proteção contra inadimplência que contempla instituições financeiras que participam das renegociações por meio do programa Desenrola.

Imagem: Varavin88 / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital