A rivalidade entre duas emissoras de televisão brasileiras parece ter reacendido, já que a rede Record acusou a Globo de plágio pela segunda vez em apenas três meses. A acusação mais recente foi contra um programa da emissora carioca que ainda não entrou no ar. Continue a leitura para saber sobre o caso!
Globo é acusada de plágio pela Record
Essa não é a primeira acusação de plágio da emissora de Edir Macedo contra a Rede Globo. Acompanhe a matéria e entenda o caso!
A Record TV divulgou uma nota para informar que notou semelhanças entre o comercial do programa The Voice Kids, que estreia dia 9 de abril na Rede Globo, e a propaganda da novela Vitória, atração da emissora de Edir Macedo, em 2014.
Em entrevista ao portal “Notícias da TV”, representantes da Record alegaram que se sentiram “incomodados” quando notaram o plágio enquanto assistiam o horário comercial da empresa concorrente. No entanto, a emissora paulista disse que ainda não sabe o que fazer diante da situação.
Veja as semelhanças entre os comerciais da Globo e da Record
Segundo a Record TV, o conceito usado na campanha da Rede Globo é bastante similar ao conteúdo apresentado no comercial da novela Vitória. Ambas utilizaram a tendência dos anos 2000 conhecida como “flash mob”, em que um grupo de pessoas que, em situações cotidianas, começam a cantar e dançar repentinamente, entenda:
Comercial The Voice Kids, da Rede Globo
Em um supermercado, uma menina entrega um tomate para uma mulher e, de repente, convida outras crianças para cantar. Elas então interpretam a canção “Fico assim sem você”, da dupla Claudinho e Buchecha.
Depois, diversas famílias se unem fazendo um grande coro e, juntas, cantam a música. Por fim, aparece a vinheta informando a data de estreia do programa.
Campanha novela Vitória, da Record TV
Nesse caso, o ambiente é uma livraria e não há crianças. A cantoria começa quando um atendente do estabelecimento interpreta a música “Tente outra vez”, de Raul Seixas, que é tema de abertura da novela.
Outra funcionária completa a canção e, depois, os trabalhadores do local fazem um grande coro. No final, eles são aplaudidos pelos clientes e, posteriormente, aparece a vinheta com a data de estreia da atração novelística.
Gostou? Siga o Seu Crédito Digital no Google e receba notícias de benefícios, INSS e crédito em primeira mão.
+311 mil seguidores
Histórico de plágio
Conforme dito no início desta matéria, essa não é a primeira vez que a Record acusa a Globo de plagiar uma das suas produções.
Em dezembro do ano passado, a emissora de Edir Macedo alegou que o teaser do BBB 23 é uma reprodução exata da chamada promocional do reality show “A Casa”, de 2017, que era comandado pelo apresentador Marcos Mion, agora integrante do quadro de funcionários da Rede Globo.
Imagem: Brastock/ShutterStock
