Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Cuidado com o golpe da compra falsa do Mercado Livre, saiba como evitar

0

Você costuma utilizar a internet para comprar e vender produtos em plataformas como o Mercado Livre? Um velho golpe da compra falsa, continua fazendo vítimas pelo país. Ele consiste em induzir uma transação pela plataforma, e os vendedores não desconfiam, enviando os produtos pelos Correios e não recebem o valor. Saiba mais.

É provável que você também goste:

2 dos maiores defeitos do Banco Inter em relação ao Nubank.

Enquanto grandes bancos aumentam tarifas o dobro da inflação, Banco Inter segue aumentando serviços gratuitos.

Seja membro

Mercado Livre lança o seu cartão de crédito Visa Gold sem anuidade e contactless

Cuidado com o golpe da compra falsa do Mercado Livre, saiba como evitar

Primeiramente, os golpistas entram em contato com o vendedor solicitando maiores informações. Em uma segunda etapa, são enviados e-mails falsos, supostamente confirmando uma compra falsa, inclusive com o envio das etiquetas e instruções de envio pelos Correios.

Para evitar cair no golpe da compra falsa, vamos elencar algumas dicas bem fáceis de serem seguidas:

Confie apenas na plataforma. Não confie somente nos e-mails recebidos. Estando logado na sua conta do Mercado Livre, você tem acesso a maiores informações, como a confirmação de transação e pode também verificar o saldo da conta. Portanto, sempre faça essa checagem diretamente na plataforma do Mercado Livre.

Atente ao endereço de e-mail. As mensagens enviadas normalmente possuem o mesmo layout e são muito parecidas com as realmente enviadas pelo site. Contudo, se você atentar ao endereço de e-mal utilizado, dificilmente cairá no golpe.

O Mercado Livre também orienta no seu site como se precaver em relação a e-mails utilizados no golpe da compra falsa.

Você recebeu um e-mail que diz que a sua conta foi bloqueada, restrita ou pede dados da conta ou do seu cartão de crédito? Pare e analise-o:

Revise os links e/ou botões do e-mail que recebeu. Qual é o endereço da página que você é direcionado? Se entrar, verifique se, realmente, está no MercadoLivre ou no MercadoPago.

Se for direcionado para um site diferente, não tenha dúvidas: é um e-mail falso. Denuncie-o!

Você nunca deve inserir os seus dados em um site falso! Caso já os tenha inserido, avise o seu cartão de crédito, se for necessário.

Fique por dentro de algumas informações:

Se avisarmos por e-mail que a sua contraparte está com a conta suspensa e no mesmo instante você receber outro e-mail indicando o contrário, não dê continuidade com a negociação e denuncie o e-mail falso.

Antes de entregar ou enviar o produto, sempre confirme se o seu pagamento recebido já está aprovado na sua conta do MercadoPago.

Você nunca receberá um e-mail do Mercado Pago por compras nas categorias Imóveis e Serviços.
Nunca enviamos e-mails de endereços pessoais ou com domínios @gmail, @hotmail, @yahoo etc.

Enfim, gostou da notícia?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim continuará acompanhando artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e tudo relacionado ao assunto de fintechs.

Comentários do Facebook

- Publicidade -

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.