Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpe do empréstimo consignado: Como fugir deles?

Entenda como funciona o golpe do consignado e saiba como se defender. é preciso ficar atento!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Com a pandemia da Covid-19, alguns processos foram digitalizados, com isso, diversos golpes surgiram. Idosos e outros grupos, que não estão familiarizados com o ambiente digital, tornaram-se vítimas de fraudes, como o golpe do empréstimo consignado. 

Na maioria dos casos, o empréstimo é oferecido para funcionários públicos, pensionistas e aposentados. O valor da parcela do empréstimo é descontado do holerite (documento que certifica o pagamento do trabalhador), contracheque ou benefício do INSS

O INSS alertou, em janeiro de 2022, sobre os golpes com crédito consignado e orientou as vítimas a respeito dos procedimentos-padrão.

De acordo com uma pesquisa do Febraban (Federação Brasileira de Bancos), no primeiro semestre de 2021, as fraudes contra clientes de bancos aumentaram 165% em comparação ao ano anterior. Além disso, o levantamento do IFE (Índice FinanZero de Empréstimos) apontou que as buscas sobre o golpe do empréstimo consignado tiveram um salto de 250% em abril de 2022. 

Como funciona o golpe 

Na maioria dos casos, os criminosos fingem ser funcionários do INSS e de instituições financeiras e oferecem empréstimos com vantagens. Além de benefícios, os golpistas ofertam um valor alto para contratar e taxas reduzidas. 

Uma vez que a pessoa se interessa pela oferta, os criminosos solicitam um depósito antecipado, dados pessoais e dados bancários. Isso para abrir contas fraudulentas, solicitar empréstimos e cartões de crédito em nome da vítima. 

Como se proteger 

Segundo o INSS, os funcionários não entram em contato através de aplicativos de mensagem, ligação, SMS ou e-mail para oferecer serviços de empréstimo. Além disso, não enviam motoboys para casa dos beneficiários. 

Portanto, é preciso ficar atento quando receber ofertas desse tipo e seguir algumas instruções, para evitar situações desse tipo. Confira as orientações:

  • Não clique em links de WhatsApp, SMS ou e-mail de contatos desconhecidos; 
  • Confira o remetente dos emails;
  • Não compartilhe informações pessoais, dados bancários ou endereço por mensagem ou ligação; 
  • Se receber uma oferta de crédito, entre em contato com a instituição por meio dos canais oficiais de atendimento;  

O que fazer se for vítima de golpe? 

Nesse caso, a orientação é procurar a instituição financeira e registar uma queixa no site. Além disso, é possível solicitar o bloqueio de contratação virtualmente através do Meu INSS ou ligar para central 135. 

Vale ressaltar, ainda, que é importante fazer um boletim de ocorrência e avisar os órgãos envolvidos. 

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.