Golpe do Telemarketing rouba seu WhatsApp para extorquir seus amigos

0

Infelizmente, os criminosos estão elaborando cada vez mais os seus golpes, e hoje em dia eles cometem crimes sem necessidade de nenhum software malicioso como vírus. Agora, a última moda é o sequestro do WhatsApp de pessoas públicas e até mesmo cidadãos comuns com o Golpe do Telemarketing.

Primeiramente, os criminosos precisam coletar o código de ativação de seis dígitos da conta. Para isso, eles executam um falso atendimento por telefone, o chamado Golpe do Telemarketing no WhatsApp. Após de posse do código, a vítima perde acesso ao seu WhatsApp, pois o roubo da conta foi feito com sucesso. A partir de então, e golpista passa a pedir dinheiro emprestado para os amigos da vítima.

Como você pode perceber, não há instalação de nenhum vírus. O que ocorre é que o golpista liga para a vítima e utiliza seu poder persuasivo para fazer com a vítima forneça o código que vem por SMS. Ele engana a vítima, dizendo que é o contigo de alguma outra operação. É a vítima, que já caiu na lábia do bandido, acaba nem percebendo que está fornecendo o código de instalação do seu WhatsApp à um desconhecido.

É provável que você também goste:

MEI ou Desempregado recebe PIS ou Pasep (abono salarial) em 2020?

Novo Banese Card Elo Nanquim: 3,7 Pontos por dólar e anuidade GRÁTIS

Confira dicas para não cair no golpe do empréstimo pelo WhatsApp.

Engenharia Social

As técnicas utilizadas pelos criminosos no Golpe do Telemarketing para persuadir a vítima fazem parte da chamada engenharia social. Dessa forma, as próprias vítimas acabam da do aos criminosos suas informações confidenciais, como neste caso, o código de autenticação do WhatsApp.

O método pode variar, mas geralmente te ligam dizendo que você foi sorteado em um prêmio, ou ainda que se trata de uma atualização cadastral ou algo do gênero. E os criminosos já estão preparados para responde suas perguntas e convencer você que se trata de algo verídico.

Para isso, os criminosos se preparam. Desde uma investigação em perfis do Facebook, Instagram, etc. Nas redes sociais os golpistas descobrem aonde a vítima trabalha, estuda ou até mesmo com quais amigos se reúne frequentemente. Com base nas próprias informações da vítima é possível elaborar um ataque personalizado, e é assim que o telemarketing do golpe no WhatsApp funciona.

Como os criminosos conseguem seu número de celular?

É muito fácil conseguir o telefone das pessoas utilizando a Internet, pelo menos dos mais descuidados. Primeiramente, o bandido tentara coletar seu telefone nas redes sociais, como Facebook, Instagram e LinkleIn, ou em plataformas de compra e venda de produtos na internet.

Outro método de coleta do seu número é através dos grupos de WhatsApp. Olhando a lista de membros um golpista pode acessar vários números.

Como se prevenir do Golpe do Telemarketing no WhatsApp?

Os golpistas são espertos e dificilmente uma pessoa desavisada não acredita neles. Mas você pode se precaver para não ter sua conta no WhatsApp roubada. A primeira coisa, é claro, jamais compartilhe com alguém seu código do WhatsApp. Além disso, fique atento quando alguém quiser mexer no seu celular. Para se prevenir, uma boa dica é utilizar a autenticação ou verificação de dois fatores.

Com essa autenticação, toda vez que o aplicativo é reinstalado em outro celular, é solicitado, além daquele código que falamos anteriormente, uma senha única que você cria de 6 dígitos. Diferentemente do número de segurança de ativação, que é um código diferente a cada vez, a autenticação em dois fatores cura uma espécie de senha do WhatsApp, que será sempre a mesma.

Usando este recurso, mesmo que os golpistas consigam seu código de acesso, não poderão completar a instalação do WhatsApp, pois não terão como fazer a autenticação em dois fatores.

Como fazer a autenticação em dois fatores do WhatsApp

  1. Primeiramente, abra seu WhatsApp, clique nos três pontinhos no canto superior direito para abrir o menu.
  2. Após isso, selecione a opção “Configuração”.
  3. Escolha a opção “Conta”.
  4. Clique em “Confirmação em duas etapas”.
  5. Clique em “Ativar”.
  6. Insira um PIN de 6 dígitos que será solicitado quando você registrar seu número de telefone no WhatsApp.
  7. Confirme seu PIN.
  8. Adicione um endereço de e-mail à sua conta para redefinir seu PIN caso você o esqueça e para proteger sua conta.
  9. Confirme seu endereço de e-mail.
  10. Pronto, a confirmação em duas etapas está ativa no WhatsApp.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Temitiman / shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar