Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpes no Desenrola Brasil? Saiba como se proteger

O Desenrola Brasil pode ajudar a quitar as suas dívidas, mas existe o risco de cair em golpes. Veja como se proteger!

O Desenrola Brasil, programa social do Governo Federal, está ajudando milhares de brasileiros a tirarem os seus nomes do vermelho, quitando ou renegociando dívidas através da plataforma oficial do programa.

No entanto, ele também está sendo usado para aplicar golpes financeiros, que podem extorquir valores ou roubar dados do usuário. O Ministério da Fazenda, responsável pelo projeto, ensinou como evitar os golpes. Veja a seguir.

Como funciona o Desenrola Brasil?

O Desenrola Brasil, criado pela Medida Provisória nº 1.176/2023 em 5 de junho e posteriormente transformado na Lei nº 14.690, em 3 de outubro de 2023, permite que devedores renegociem seus débitos de forma fácil, a fim de limpar seu nome automaticamente.

Imagens de notas de real, moedas e uma calculadora.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Na próxima fase do programa, as negociações ocorrerão diretamente no site A utilização da conta gov.br como plataforma elimina a necessidade de intermediários, para tornar o processo ainda mais simples aos cidadãos interessados.

Como ocorrem os golpes do Desenrola e como se proteger?

Os golpes são realizados por mensagens enviadas por WhatsApp, e-mail e outros canais digitais. Os criminosos forjam comunicados “oficiais” realizados pelo Governo Federal, pedindo cadastros para aplicar golpes. Além disso, eles podem criar sites com a identidade visual do programa para enganar os usuários.

Veja também:

Justiça bate o martelo e condena Bolsonaro por ataques a jornalistas; entenda o caso

O Ministério da Fazenda fez um alerta aos usuários que estão tentando renegociar suas dívidas pelo programa, para não acessarem plataformas suspeitas. É recomendável não clicar em links do Desenrola de canais de comunicação paralelos, como redes sociais, pois podem se tratar de tentativa de golpes.

Para saber informações ou participar do programa, utilize sempre o site oficial do governo.

Denuncie os golpes

De acordo com as orientações do Ministério da Fazenda, em caso de situações de tentativas de fraude, o cidadão deve adotar as medidas preventivas indicadas e denunciar a tentativa de golpe

O incidente deve ser registrado junto às autoridades policiais. Portanto, entre em contato com os órgãos de proteção ao consumidor, e comunique a situação ao credor responsável pela dívida.

Imagem: Varavin88/shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital