Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Golpes no Nubank? Proteja-se com Essa Ferramenta Incrível do Próprio App!

Proteja-se contra golpes no Nubank! Conheça a incrível ferramenta do próprio app que garante mais segurança aos usuários.

Clientes do banco digital Nubank podem se sentir um pouco mais seguros graças ao lançamento de uma nova ferramenta criada para combater a ação de golpistas. Trata-se do “Alô Protegido”, um recurso que identifica e bloqueia chamadas de falsas centrais de atendimento.

Infelizmente, não é incomum que usuários de instituições bancárias sejam alvos de golpes, muitas vezes sofisticados e convincentes. Criminosos, tentando se passar por funcionários de bancos, costumam realizar ligações para potenciais vítimas, onde alegam a existência de problemas, como compras não reconhecidas, em um esforço para obter dados sensíveis e lucrar indevidamente.

No caso do Nubank especificamente, tem-se relatado um aumento na frequência desses ataques. Muitos usuários têm divulgado suas experiências com essas ligações fraudulentas em suas redes sociais.

“Alô Protegido”, a defesa do Nubank contra golpes

Em resposta a essa onda de criminosos se passando por sua equipe, o Nubank desenvolveu o “Alô Protegido”. Esta ferramenta, que foi lançada em 2023, cria uma proteção automática contra números de telefone suspeitos – muitas vezes os golpistas utilizam números que aparentam ser do próprio banco para enganar as vítimas.

Mão segurando celular que mostra logo do Nubank
Imagem: Diego Thomazini / Shutterstock.com

Sigam os passos para ativação:

  • Abra o aplicativo e toque no ícone de perfil, localizado no canto superior esquerdo da tela;
  • Acesse a seção “Segurança” e selecione a opção “Alô Protegido”;
  • Ative o recurso e, em seguida, autorize o gerenciamento de chamadas pelo aplicativo do Nubank;
  • Confirme seu número de telefone para validar a proteção.

Dicas do Banco Central para evitar golpes

O Banco Central também alerta para a importância de se proteger contra esses tipos de golpes. Eles aconselham a desconfiar de ligações onde a pessoa do outro lado se identifica como funcionário do banco e pede que você acesse o aplicativo em seu dispositivo. Nunca clique em links ou documentos enviados por esses supostos funcionários.

Caso receba uma ligação suspeita, o Banco Central recomenda que nada seja realizado durante a chamada. Após desligar, entre em contato com seu gerente ou com os canais oficiais do seu banco para confirmar a informação recebida.

Veja também:

Cadastrados no CadÚnico têm direito a novo benefício; confira

Essas medidas, junto ao “Alô Protegido” do Nubank, são parte essencial para manter a segurança dos usuários de bancos digitais frente ao crescente número de ataques de golpistas.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com