Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Google faz acordo com 300 empresas europeias por uso de notícias. Confira!

Confira algumas das empresas que o Google está fazendo acordo para utilizar conteúdo jornalístico!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

O Google pagará para mais de 300 veículos de comunicação na Holanda e França, além de mais 4 países que pertencem à União Europeia por notícias. A plataforma pretende ainda lançar uma ferramenta que visa facilitar a assinatura de outros veículos também.

Essas medidas passaram a ser negociadas com as empresas de mídia em 2021, no momento em que a União Europeia começou a instaurar as regras da Diretiva Europeia de Direitos Autorais.

As novas diretrizes permitem que as empresas de jornalismo negociem com plataformas, como o Google e o Facebook, a respeito da reprodução de conteúdo.

Apesar do Google trabalhar em parceria com diversas empresas de mídia, para alimentar sua plataforma Google News Showcase, em 2019 passou a vigorar na União Europeia a Diretiva Europeia de Direitos Autorais.

Dessa forma, a diretiva garante que as editoras de dentro do bloco de países sejam compensadas. Portanto, é possível pagar sempre que as plataformas online usarem seu conteúdo.

Quem faz parte do grupo escolhido pelo Google?

Esse seleto grupo é composto por editores alemães com 220 agências incluídas. Entre elas, a Der Spiegel (uma revista também publicada em Hamburgo semanalmente), o Die Zeit (um jornal semanário publicado em Hamburgo) e o Frankfurter Allgemeine Zeitung (um famoso jornal alemão fundado em 1949, tendo sua sede em Frankfurt).

A inclinação das empresas de mídia fazerem acordos com as Big Techs também chegou a outros países, como na Austrália.

No ano de 2020, o país foi o primeiro a impor que o Google e o Facebook pagassem por esses conteúdos de mídia. A decisão acabou gerando um clima tenso entre as empresas e o governo da Austrália.

Em 2021, o Facebook entrou em acordo com a News Corp para o pagamento por acesso a notícias da Austrália.

Google
Imagem: Castleski / shutterstock.com

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

imagem: Castleski / shutterstock.com