Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo de SP anuncia programa de renegociação para quem tem dívidas com a CDHU

Na última quarta-feira, 23 de março, o governo do estado de São Paulo lançou um programa que possibilita condições facilitadas para acordos sem juros, sem entrada e com pagamento parcelado aos mutuários de imóveis da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) que estejam com dívidas junto ao governo paulista.

É provável que você também goste:

É possível mesmo quitar dívidas com descontos de 99% no Feirão Limpa Nome Serasa?

Confira as regras para renegociar as dívidas do Fies

Segundo o governo de SP, famílias que tiveram seus contratos invalidados poderão escolher pelo pagamento à vista da dívida com a CDHU e não haverá incidência de juros e multas, ou poderão reparcelar o saldo restante do contrato.

Os demais mutuários poderão parcelar a dívida sem necessidade de dar entrada, sem juros e com parcelas a partir de R$ 60,00 que será somado à prestação mensal. 

Outras situações de inadimplência, como transferência de titularidade, transformação da dívida em uma nova (com extinção da antiga), refinanciamento ou recomercialização do imóvel, e conversão de contratos, entre outras, serão avaliadas pela CDHU, segundo o governo de SP.

Mutuários inadimplentes

A quantidade de mutuários inadimplentes da CDHU subiu de 19% em fevereiro de 2020 para 26% em janeiro de 2022. 

70% das famílias que possuem financiamento de imóveis com a CDHU têm renda de até um salário mínimo e meio (R$ 1.818,00) e fazem parte do Programa de Habitação de Interesse Social.

Com a renegociação, as famílias poderão manter os imóveis, enquanto a CDHU receberá recursos para novos investimentos em habitação popular.

Hoje, há 75 mil contratos em situação de inadimplência no estado de São Paulo, sendo que 16 mil já estão na Justiça e 3 mil já são objetos de mandados de reintegração de posse.

“A inadimplência era de 19% no início da pandemia [do novo coronavírus], chegando hoje a 26% de inadimplência. Sensibilizados por isso, na excepcionalidade da pandemia, estamos anunciando um programa inédito de facilitar, de renegociar ou de repactuar com as famílias, suspendendo todas as reintegrações de posse e dando a oportunidade dessas famílias buscarem a renegociação em condições únicas” , afirmou o secretário estadual da Habitação, Flavio Amary.

Os interessados poderão realizar a adesão do programa de regularização da CDHU a partir do dia 4 de abril por meio da central de atendimento Alô CDHU: 0800-000-2348.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Divulgação CDHU/Habitação