Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Governo lança novo programa de crédito que contará com fundo garantidor do Sebrae

Confira esta nova linha de crédito para impulsionar pequenos negócios. Sebrae e Governo Federal unem-se para apoiar empreendedores.

Em uma iniciativa promissora, o Governo Federal, em parceria com o Sebrae, está desenvolvendo um programa de crédito para pequenos negócios. Desse modo, a estratégia é criar um fundo garantidor administrado pelo Sebrae, oferecendo crédito assistido.

Sendo assim, nele, o empresário tem orientação de especialistas na aplicação dos recursos, objetivando evitar a inadimplência.

O presidente do Sebrae, Décio Lima, expressou que a organização conduzirá o processo em conjunto com vários bancos, incluindo Banco do Brasil, BNDES, Caixa Econômica, Finep, cooperativas de crédito, bancos de fomento regionais e também com o sistema financeiro de modo geral.

Novo programa de crédito

Homem de terno fazendo pilhas de moedas em ordem crescente de tamanho sobre uma mesa
Imagem: Andrey_Popov/shutterstock.com

Essa iniciativa visa a criação de uma linha de crédito diferenciada para pequenos empresários sem a necessidade de apresentar garantias, oferecendo também juros diferenciados. Ademais, ela é uma resposta ao pedido do presidente Lula para unificar as linhas de crédito para pequenas e microempresas.

O ministro do Empreendedorismo, Márcio França, comparou a ideia à criação de um “Bolsa Família” para empresários, a fim de organizar todos os programas de crédito existentes sob um único guarda-chuva.

Expectativas futuras

O Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) é uma linha de crédito já existente no Brasil para pequenas empresas, com uma taxa anual de 6% mais Selic. No entanto, com o aumento da Selic de 3% para 13% em apenas 8 meses, muitas empresas quebraram. Isto, então, gerou o desejo de reformulação do programa.

Veja também:

Sonho da casa própria: veja como usar o FGTS futuro

A nova linha de crédito busca possibilitar que pequenos, médios e microempreendedores tenham acesso a recursos financeiros para gerar mais empregos. Essa estratégia é fundamental para o estímulo da economia nacional e o fortalecimento dos pequenos negócios, que são uma importante fonte de renda e emprego para milhares de brasileiros.

Imagem: rafapress / shutterstock