Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Será que um Hacker invadiu o sistema do SPC/SERASA e apagou todos os nomes sujos?

Nos últimos dias, uma imagem está circulando em grupos de WhatsApp e no Facebook, mostrando a seguinte manchete: “Hacker invade sistema do SPC/SERASA e apaga todos os nomes sujos”. Será que os devedores estão finalmente livres das dívidas?

É provável que você também goste:

Confira os horários dos bancos durante o Carnaval 2020.

Empréstimo para negativado é possível? Confira riscos e melhores opções

SPC Brasil libera monitoramento GRÁTIS do CPF no Carnaval, saiba como ativar!

Será que um Hacker invadiu o sistema do SPC/SERASA e apagou todos os nomes sujos?

Isso não é nenhuma novidade. Em 8/2018 e no início de 2019 (confira aqui), a mesma mensagem antiga circulou, e tudo não passava de mais um boato. Em 2018, de acordo com o site Boatos.org, a imagem surgiu logo depois que o ex-candidato à presidência Ciro Gomes disse que iria limpar o nome de todos brasileiros se fosse eleito presidente .

Hacker invadiu o sistema do SPC/SERASA e apagou todos os nomes sujos

Tudo indica que a imagem voltou a circular na internet, voltando a enganar milhares de pessoas. Confira a imagem falsa logo a seguir:

Será possível um hacker apagar os dados?

Seria uma hipótese amplamente remota, uma vez que os bancos de dados do SPC Brasil e da Serasa Experian são muito seguros, e certamente são realizados backups sistematicamente, para poder restaurar os dados caso um evento dessa natureza aconteça.

Todavia, cabe ressaltar que você precisa tomar muito cuidado ao receber mensagens falsas, especialmente em grupos do WhatsApp. Normalmente, virais como este são utilizados por criminosos que utilizam a prática de Phishing para a captura de informações sensíveis e posterior utilização em engenharia social ou clonagem de contas e cartões de crédito.

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Gorodenkoff via shutterstock