Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IBGE está com 15 mil vagas abertas. Veja como concorrer até segunda (1º)

O IBGE abriu mais 15.075 vagas para recenseador temporário para o Censo Demográfico 2022, com previsão de contratação de três meses.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Nesta quinta-feira (28), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu mais 15.075 vagas para recenseador temporário para o Censo Demográfico 2022. Para concorrer, é preciso ter nível fundamental completo. O contrato é de até três meses, porém pode ser prorrogado. As inscrições são gratuitas e vão até segunda-feira, 1º de agosto.

De acordo com o edital publicado no Diário Oficial da União, os interessados em participar do processo seletivo devem levar a ficha de inscrição até um dos postos do IBGE que constam no edital, que está disponível no site do órgão.

As contratações serão baseadas na Lei 8.745, que autoriza a admissão de pessoal por tempo estabelecido com o intuito de suprir a necessidade temporária de excepcional interesse público.

Remuneração

A remuneração será conforme a produção, calculada por setor censitário, de acordo com a taxa estabelecida e do conhecimento prévio, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.

Os contratados deverão participar obrigatoriamente de todos os treinamentos. Ademais, a carga horária recomendada para a função é de, no mínimo, 25 horas semanais. 

Qual a função do recenseador?

A principal função do recenseador é entrevistar os moradores durante a coleta. Dessa forma, como a remuneração é por produção, ela varia conforme o tempo dedicado ao trabalho e o grau de dificuldade na abordagem aos domicílios. Contudo, por meio deste simulador, é possível calcular uma estimativa de quanto irá receber.

Censo 2022

O Censo de 2022 realizado pelo IBGE, é a 13.ª operação censitária realizada em território brasileiro e teve início no dia 20 de junho. Contudo, uma nova etapa de visitas domiciliares começará no dia 1º de agosto. Além disso, possui um orçamento de 2,29 bilhões de reais e conta com pelo menos 200 mil profissionais contratados exclusivamente para esta operação.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil