Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Idosos possuem direito a benefício que oferece gratuidade de serviços e muitos não sabem

O idoso pode garantir a gratuidade NESTE SERVIÇO a partir de 60 anos; entenda como e veja o passo a passo.

A locomoção é um dos direitos humanos e, quando uma pessoa não tem condições de garanti-lo, cabe ao Estado exercer esse papel. Nesse sentido os idosos a partir de 65 anos podem andar de ônibus, trem e metrô de graça, mas muitos não sabem.

Isso é garantido por uma lei do Estatuto do Idoso sancionada há vinte anos. Ela vale para todo território nacional, contudo alguns estados e municípios flexibilizam essa idade, permitindo que idosos de 60 anos já possam usufruir do benefício da locomoção gratuita. Neste caso específico, trataremos sobre o benefício dos idosos de São Paulo.

Locomoção de graça para idosos a partir de 65 anos

Com os documentos pessoais em mãos e comprovante de residência de pelo menos 3 meses anteriores à solicitação, basta acessar o site do SPTrans e criar um cadastro. A segunda etapa consiste em fazer login e solicitar o benefício. 

Casal de idosos abraçados felizes e sorrindo

No entanto, caso haja alguma dificuldade nessa solicitação online, o idoso – e não um representante – pode resolver a questão presencialmente. Neste caso, é preciso ir até uma unidade de atendimento do Descomplica, Posto Central da SPTrans ou ainda em um Posto de Atendimento gerenciado pelas subprefeituras.

Veja também:

Todos os brasileiros precisam declarar o Imposto de Renda? Veja quem é obrigado

Com isso, será emitido um Bilhete Único da Pessoa Idosa, que será recebido em até um mês no endereço informado no cadastro, e sua validade será de cinco anos. Por fim, a data de vencimento será o aniversário do titular do cartão. O idoso poderá usar de 30 em 30 minutos em trens e metrôs e no intervalo de 1 hora no mesmo coletivo de ônibus.

Como garantir a gratuidade no transporte a partir dos 60 anos?

Nesse caso, o idoso precisa acessar este site e preencher as informações pessoais. Ou seja, dados, como CPF, identidade, nascimento, nacionalidade e nome completo, serão exigidos. 

Além disso, haverá um termo de aceite e, após ler as condições, basta clicar em “Não sou um robô” para dar andamento a sua solicitação. O pedido será concluído presencialmente em uma das unidades citadas anteriormente. 

Imagem: Dmytro Zinkevych / Shutterstock.com