Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Imposto de Renda: consulta ao 2º lote da restituição começa nesta quinta-feira (23)

Nesta quinta-feira (23), a Receita Federal deve liberar a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Nesta quinta-feira (23), a Receita Federal deve liberar a consulta ao segundo lote de restituição do Imposto de Renda 2022. A quantia será depositada no dia 30 de junho, na conta informada pelo contribuinte na declaração do Imposto de Renda.

A consulta geralmente é liberada no site da Receita Federal ou no Portal e-CAC a partir das 10h. Neste lote, recebem os contribuintes que fizeram a entrega da declaração nos primeiro dias e não caíram na malha fina, além dos cidadãos com prioridade legal.

A liberação das consultas aos lotes, normalmente, acontece uma semana antes dos depósitos. Neste ano, a restituição está sendo paga em cinco lotes, confira.

Calendário de Restituição do Imposto de Renda 2022

Este ano os contribuintes poderão receber a restituição via Pix. Entretanto, o crédito nesta categoria será efetuado apenas para chave Pix igual ao CPF do titular da declaração. Não serão admitidos chave aleatória, email ou telefone.

O cronograma de restituição acontece conforme calendário abaixo:

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 29 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 30 de setembro.

Correção com base na Selic

O segundo lote de restituição terá correção de 1% baseado na Selic (taxa básica de juros da economia). Semana passada, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central subiu a Selic em 0,5 ponto percentual, passando de 12,75% ao ano para 13,25% ao ano. Dessa forma, quem tem restituição a receber terá ganhos maiores.

Os outros lotes de restituição também terão correção pela Selic.

1º lote de restituição

No dia 31 de maio, foi pago o primeiro lote de restituição, quando foram contemplados contribuintes com contribuintes legais, como idosos, com preferência para aqueles acima de 80 anos; pessoas com deficiência física ou mental ou moléstia grave; e contribuintes que têm a maior fonte de renda no magistério.

Como consultar a restituição?

Para consultar se a restituição está disponível, o contribuinte deverá realizar os seguintes passos:

  • Acessar o site da Receita Federal;
  • Clicar em “Meu Imposto de Renda”; e
  • Clicar em “Consultar a Restituição”.

É possível também realizar a consulta por meio do aplicativo da Receita Federal (disponível para Android e iOS).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com