Cada vez mais vemos golpes acontecerem (e serem propagados) pelo famoso aplicativo de mensagens WhatsApp. E as vezes recebemos um link que é verídico de uma promoção, e já desconfiamos, devido a tantas fraudes que acontecem por lá. Mais uma vez, um link está deixando muita gente em dúvida sobre sua confiabilidade ou não. Segundo uma mensagem recebida por muitos beneficiários através do WhatsApp, ao clicar em um link e compartilhar a mensagem com os amigos, o beneficiário terá direito à liberação instantânea do 13° salário do Bolsa Família. Mas será que isso é verdade?

É provável que você também goste:

Aproveite: SPC e Serasa oferecem desconto de até 98% para negativados

Caixa faz empréstimo com liberação de dinheiro na hora sem consulta ao SPC/Serasa

Nubank libera cartões de crédito com aprovação imediata e bom limite até para negativados pelo WhatsApp?

Cuidado: inscrição para o 13° salário do Bolsa Família no WhatsApp é golpe

Em final de ano, todos estamos ansiosos pelo 13º salário e, para quem é beneficiário do programa social Bolsa Família, certamente foi muito bem-vinda a notícia de que o Governo Federal neste ano iria conceder o 13º salário aos beneficiários, como informamos aqui.

Será que precisa se inscrever para o 13° salário do Bolsa Família pelo WhatsApp?

De acordo com informações recebidas por vários usuários no WhatsApp, as inscrições e a lista de beneficiários do 13° salário do Bolsa Família, neste ano, estão disponíveis em um site. Para a pessoa ter acesso a este site, é necessário compartilhar um link com seus contatos no WhatsApp.

A mensagem recebida pelos usuários do aplicativo diz que o Governo Federal abriu as inscrições para o benefício e liberou a lista de beneficiários em um site.

Governo abre este mês as inscrições para quem vai receber o décimo terceiro salário no valor de R$ 998,00 do programa Bolsa Família, confira se você tem direito ao Benefício: Responda o questionário antes de prosseguir Você possui cadastro no programa Bolsa Família?

(  ) SIM (  ) NÃO Recebeu o benefício do programa em 2019?

(  ) SIM (  ) NÃO Já possui o cartão do Bolsa Família?

Responda o questionário antes de prosseguir

SAQUE DISPONÍVEL PARA VOCÊ! Como realizar o saque:

  1. Clique em Compartilhar e envie essa informação para 5 amigos ou 5 grupos em seu WhatsApp
  2. Após compartilhar, você será direcionado para finalizar o procedimento e realizar o saque.
  3. Você receberá a confirmação dentro de 2 a 5 minutos.

Compartilhe até completar a barrinha

Primeiramente, ao entrar no site, já dá para notar que há algo de errado. O design é bastante amador e, na mensagem, há erros de português, além de uma lista de perguntas que termina com a solicitação de compartilhamento de um link com os contatos do WhatsApp, para “pode fazer a inscrição para o 13° salário do Bolsa Família”.

Entretanto, depois de seguir todos os passos, o usuário conclui que no final do procedimento, nada acontece. O usuário não recebe a tal confirmação que deveria chegar entre 2 e 5 minutos, isso porque se trata de um golpe de roubo de dados.

Golpe do 13º salário do Bolsa Família no WhatsApp rouba dados

O site “confirmehoje.com” é fraudulento. Só por aí já sabemos que se trata de um golpe, afinal, se fosse algo verídico, teria que ser acessado através de algum domínio do Governo Federal. Além disso, o Governo Federal nunca se comunica com os cidadãos brasileiros através de correntes no WhatsApp. Nunca!

Aliás, o próprio Ministério da Cidadania, responsável pelo Bolsa Família, informa que jamais solicita dados pessoais via WhatsApp. Ademais, o Ministério também nunca concede o benefício social sob condição de compartilhamento de links.

Segundo a diretora do Departamento de Benefícios do Governo Federal, Caroline Paranayba, o recebimento do Bolsa Família não necessita de fornecimento de nenhuma informação adicional das famílias pela internet.

“O desenho que o governo federal fez para o 13º não requer nenhuma providência da família beneficiária do programa. Todos os procedimentos que estão sendo feitos partem das informações já existentes. Desse modo, não é necessário o fornecimento de nenhuma informação nova”.

Além disso, em uma análise no serviço Vírus Total do Google, (um serviço online gratuito que analisa o conteúdo malicioso de arquivos e URLs) o Kaspersky classifica a página como “phishing” (roubo de dados).

Como receber o 13º salário do Bolsa Família em 2019?

Todos os beneficiários terão direito ao 13º salário do Bolsa Família. Para saber quando você vai receber, basta conferir o calendário divulgado pelo Governo Federal. Caso você queira saber o calendário do 13º salário do Bolsa Família, confira aqui.

A solicitação do Bolsa Família e atualização de dados cadastrais se dá por meio de reunião presencial com o beneficiário na prefeitura do município ou representante da mesma.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.