Algo que vem sendo compartilhado via WhatsApp está chamando atenção. Trata-se do Programa Tarifa Social que estaria dando descontos nas contas de luz dos consumidores . Segundo a mensagem, as pessoas precisam entrar em um site para ver as instruções.

É provável que você também goste:

Dica fundamental para obter mais crédito no Bradesco, Itaú e Santander

Pulseira dá choque sempre que você gastar demais no cartão de crédito

Dia das Crianças: compre no Carrefour e ganhe até R$ 100,00.

Confira a mensagem:

“O Governo Federal abre este mês as inscrições do programa Tarifa Social que dá de 50% a 100% de desconto na conta de Energia Elétrica. confira se você tem tem direito acessando: [site].

Quando o usuário entra no site, ele se depara com alguns formulários. Caso você preencha os dados, recebe um pedido para que compartilhe o link para cinco pessoas:

“Agora precisamos nos certificar que você não é um sistema automatizado tentando burlar o sistema. Por favor COMPARTILHE com 5 pessoas ou grupos para autenticar sua solicitação Após isso você será redirecionado para a página com as informações para pedir seu benefício SELECIONE PELO MENOS 5 AMIGOS OU GRUPOS NO WHATSAPP! Compartilhe até completar a barrinha abaixo.”

Mas afinal, o governo abriu inscrições para programa Tarifa Social que dá descontos de 50% a 100% ne conta de luz pelo WhatsApp?

Embora tenha como o consumidor conseguir desconto na conta de luz, essa mensagem que está circulando no WhatsApp é falsa. Ou seja, a mensagem segue o mesmo modus operandi que já desmentimos por aqui. No fim, mesmo que você siga os passos, nada acontecerá e é provável que os seus dados sejam roubados.

Tarifa Social existe?

Confira no site da Aneel, o que diz a respeito sobre o Tarifa Social:

A Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE) garante descontos na conta de luz para pessoas com baixa renda. Saiba mais sobre esse importante benefício! Acesse a página www.aneel.gov.br/tarifa-social-baixa-renda e veja como funciona! Orientações sobre o tema também podem ser conferidas no Facebook – www.facebook.com/aneelgovbr.

Os descontos na conta de luz para os beneficiados pela Tarifa Social são aplicados de forma cumulativa. A tarifa terá um desconto de 65% para os primeiros 30 kWh consumidos no mês. Para o consumo de 31 a 100 kWh/mês, o desconto será de 40%. Finalmente, a parcela de consumo entre 101 e 220 kWh no mês terá 10% de desconto. Isso significa que, se você é beneficiário da Tarifa Social com consumo mensal de 50 kWh/mês, haverá um desconto de 65% sobre os primeiros 30 kWh e de 40% sobre os outros 20 kWh.

Considerações Finais

Portanto, dirija-se à companhia responsável pela energia elétrica da sua região e informe-se sobre a possibilidade de conseguir o desconto na sua conta de luz.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.