Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS: homem é preso por fraudes previdenciárias

0

Na última quinta-feira (19), policiais federais deflagram a Operação Mística, com o objetivo de desarticular um esquema criminoso de fraudes contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), na Baixada Fluminense. 

Na ação foi cumprido um mandado, expedido pela 4ª Vara Federal de São João de Meriti/RJ, de prisão preventiva e de busca e apreensão contra um homem de 60 anos, morador de Belford Roxo, acusado de fazer uso de documentos falsos para obter benefícios. Ainda não foi divulgado o nome do preso.

É provável que você também goste:

Greve no INSS termina e fila de perícia já tem 1,09 milhão de pessoas

Auxílio-doença do INSS: quando é possível pedir o benefício?

Saiba como aumentar o valor do benefício do INSS em 2022

Além da prisão, a Justiça também suspendeu os benefícios previdenciários fraudados. De acordo com a Polícia Federal, a investigação teve início em 2020 e foram identificados pelo INSS desde então ao menos 30 benefícios no qual o investigado teve acesso de maneira fraudulenta, entre eles pensões por morte e Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas).

Também foram apreendidos vários documentos de identidade, CPFs, certidões de óbito e de nascimento, cartões magnéticos, impressoras, chips, celulares, notebook, pen drives, scanner e outros instrumentos usados para a falsificação.

Crimes

O prejuízo estimado causado pelo esquema é de aproximadamente R$ 500 mil. O investigado irá responder pelos crimes de falsificação de documento público  (art. 297 do CP), receptação de documentos provenientes de furto e roubo  art. 180 do CP), uso de documento público falso (art. 304, CP), apetrechos de falsificação  (art. 294, CP) e estelionato previdenciário (art. 171, §3º do CP).

Operação Mística

O nome da operação “Mística” faz referência à personagem do universo X-Men, que, para garantir sua sobrevivência, era mestre em criar novas identidades e capaz de transformar-se em outra pessoa para enganar e alcançar seus objetivos ilegais, o que se enquadra nas condutas criminosas praticadas pelo investigado.

Operação Pente-fino do INSS 

Regularmente, o INSS realiza a operação pente-fino em todos os benefícios pagos pelo órgão. Se o usuário recebeu algum comunicado em relação a isso, é preciso contatar o instituto e apresentar sua defesa, podendo ser um documento, ou mesmo um resultado de perícia.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, InstagramTwitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar