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INSS: segunda parcela do 13º salário começa a ser paga nesta semana. Confira quem tem direito

A partir desta quarta-feira (25), os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começam a receber a segunda parcela do 13º salário.

A liberação acontece até o dia 7 de junho e acontece juntamente ao pagamento dos benefícios que correspondem ao mês de maio. Segundo o INSS, pelo menos 31 milhões de segurados foram contemplados com a primeira parcela do abono.

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Calendário – 2ª parcela do 13º

O pagamento da segunda parcela do 13º salário dos aposentados e pensionistas do INSS tem início no dia 25 de maio e vai até 7 de junho, de acordo com o NIS. O cronograma, assim como acontece com o pagamento dos benefícios, é dividido entre os que recebem até um salário mínimo e aqueles que recebem acima do piso, conforme calendário abaixo:

Beneficiários que recebem até um salário mínimo

Último número do benefício Data do pagamento do 13º salário

1

25 de maio

2

26 de maio

3

27 de maio

4

30 de maio

5

31 de maio
6

1º de junho

7

2 de junho

8

3 de junho

9

6 de junho

0

7 de junho

Beneficiários que recebem mais que um salário mínimo

Último número do benefício Data do pagamento do 13º salário

1 e 6

1º de junho

2 e 7

2 de junho

3 e 8

3 de junho

4 e 9

6 de junho

5 e 0

7 de junho

2ª parcela

O valor que será pago na segunda parcela corresponde a metade do valor do benefício recebido mensalmente pelo segurado. Porém, nesta parcela incide o desconto do Imposto de Renda para aqueles que são obrigados a pagar o tributo.

Quem tem direito ao 13º do INSS?

Tem direito ao abono quem recebe um dos seguintes benefícios do INSS:

  • Aposentadorias;
  • Auxílio-doença;
  • Auxílio-acidente;
  • Auxílio-reclusão;
  • Pensão por morte; e
  • Outros auxílios administrados pelo instituto, com exceção do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) e Renda Mensal Vitalícia.

Como consultar o 13º?

Para realizar a consulta da segunda parcela do 13º salário, o beneficiário dispõe de três opções:

Por telefone

Para obter informações sobre os benefícios do INSS, o segurado pode entrar em contato pela central de atendimento pelo número 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.

Pelo site

O site Meu INSS dispõe de vários serviços digitais do INSS e ao acessar, o segurado deve fazer o login, logo depois clicar em “Extrato de Pagamento”, onde poderá consultar o extrato e detalhes do pagamento do benefício.

Pelo aplicativo

No smartphone é possível realizar a consulta por meio do aplicativo Meu INSS, disponível para Android e iOS, da mesma forma que pelo site, o usuário deverá fazer o login para ter acesso aos serviços disponíveis, entre eles o extrato de pagamento.

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Imagem: Vergani Fotografia / Shutterstock.com