Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

INSS vai contratar 7.400 aposentados e militares

O Diário Oficial da União (DOU) publicou, nesta terça-feira (28), portaria que autoriza o Ministério da Economia e o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a realizarem chamamento público para a contratação temporária de 8.230 servidores federais civis civis aposentados e militares inativos.

É provável que você também goste:

Metade das pessoas que se cadastraram no auxílio emergencial é aprovada.

Seguro-desemprego para a manutenção do emprego na pandemia será pago na semana que vem.

Caixa Tem não abre no iPhone? Saiba como resolver sem celular

INSS vai contratar 7.400 aposentados e militares

Com isso, o INSS pretende reforçar o seu quadro de atendimento, que há meses tenta reduzir a enorme fila de pedidos por benefícios previdenciários.

“O prazo para publicação do chamamento público será de até seis meses, contado a partir da publicação desta portaria”, cita o texto assinado pela Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia.

Os 7.400 profissionais serão selecionados para atuar no INSS nas atividades de atendimento e serviços administrativos e de concessão e revisão de benefícios e demandas judiciais. O restante devem ser contratados para secretarias de Gestão e Desempenho de Pessoal e de Previdência do Ministério da Economia, com 290 e 520 profissionais, respectivamente.

Os aposentados e militares a serem lotados nas duas secretarias também vão trabalhar em atividades ligadas à Previdência, como perícia médica, análises e processos de compensação financeira previdenciária.

As contratações, portanto, vão servir para aliviar o déficit no atendimento do INSS. Houve um longo processo de negociação, que envolveu a equipe econômica e o Tribunal de Contas da União (TCU) e resultou na troca dos titulares do INSS e da Secretaria da Previdência.

Por fim, a medida provisória liberou a contratação dos servidores aposentados e da regulamentação de uma lei de 2019. Isso permitiu o trabalho temporário de militar inativo para o desempenho de atividades de natureza civil na administração pública.

É provável que você também goste:

Nubank contratou novos executivos para continuar crescendo durante a crise.

Caixa Tem: nova atualização do aplicativo libera saque sem cartão.

Enfim, gostou da matéria?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais,  empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: edusma7256/shutterstock.