Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Atenção: INSS volta a solicitar prova de vida para benefício

0

Em 28 de dezembro de 2021 foi publicada no Diário Oficial da União a Portaria PRES/INSS Nº 1.400, que diz que o beneficiário que não realizar a prova de vida, no dia determinado pelo calendário, a partir de fevereiro de 2022 terá seu pagamento bloqueado.

É provável que você também goste:

INSS: confira as novas regras que entram em vigor em 2022

14º salário do INSS: deve ser pago por dois anos consecutivos

Aposentados do INSS têm direitos que nem imaginam

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) suspendeu o bloqueio dos pagamentos em caso de não realização da prova de vida devido à pandemia do novo coronavírus. Os bloqueios voltaram a ser realizados em junho de 2021, mas em outubro novamente foram suspensos por meio da Portaria PRES/INSS nº 1.366.

Quando fazer o recadastramento do INSS?

Quem teve o vencimento da última prova de vida de março de 2020 a dezembro de 2021 e não realizou, terá que realizá-la até junho de 2022, conforme o calendário divulgado pelo Diário Oficial da União, para que não haja o bloqueio do benefício.

Vencimento da prova de vida Competência de bloqueio
Até dezembro/2020 fevereiro/2022
Janeiro a junho/2021 março/2022
Julho e agosto/2021 abril/2022
Setembro e outubro/2021 maio/2022
Novembro/dezembro/2021 junho/2022

Quando o benefício é cancelado?

Quando o beneficiário do INSS não comparece para a prova de vida, acontece um bloqueio do pagamento por dois meses. Dessa forma, o valor cai na conta, mas não há possibilidade de sacar.

Há a suspensão do benefício depois de 2 meses e o valor passa a não ser mais depositado na conta do segurado. No entanto, é possível reativar o benefício comparecendo a uma agência bancária.

Depois de seis meses do prazo estabelecido para comprovação de vida, o pagamento é cancelado e o beneficiário deve agendar a reativação de seu benefício por meio do site, aplicativo, agência ou telefone do INSS.

Como realizar a prova de vida do INSS?

Todos que recebem o benefício do INSS há um ano ou mais devem realizar a prova de vida.

Os beneficiários da Previdência Social podem apresentar-se no banco onde recebem. Alguns bancos dão como alternativa realizar a prova de vida no caixa eletrônico ou até mesmo por aplicativo no celular.

Àqueles que têm a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN) há a possibilidade de realizar a prova de vida de forma digital, por reconhecimento facial que está disponível no app Meu Gov.br.

Para maiores de 80 anos e pessoas a partir de 60 anos que tenham dificuldade de locomoção, a comprovação de vida pode ser realizada em casa. Para isto, basta agendar a visita de um funcionário do órgão pelo 135 ou pelo Meu INSS.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimosfintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Comentários do Facebook

- Publicidade -