Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Aposentados do INSS têm direitos que nem imaginam

0

Os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contam com alguns direitos que muitas vezes não fazem ideia.

A seguir, listamos alguns desses direitos. Confira!

É provável que você goste também:

INSS: aposentados terão reajuste de 10,16% e teto sobe

Prefeitura de importante capital começa a oferecer 2 mil vagas para empréstimos de até R$ 3 mil

Prova de vida do INSS volta a ser obrigatória; veja quando fazer o recadastramento

Aposentados e pensionistas do INSS terão dívidas perdoadas

Permanência no plano de saúde

Os aposentados do INSS que contribuíram por mais de dez anos podem continuar com o plano de saúde pelo tempo que desejarem. Quando o funcionário contribuiu por menos de 10 anos antes de se aposentar, cada ano de contribuição dá direito a um ano no plano da empresa depois da aposentadoria. Contudo, o aposentado deve pagar integralmente o valor do plano, mantendo as mesmas coberturas assistenciais que possuía antes de aposentar. 

Quitação do financiamento habitacional em caso de invalidez

A pessoa que possuir financiamento habitacional em algum banco e vier a se aposentar por invalidez permanente tem o direito de quitação integral da dívida. No entanto, para que isso ocorra é necessário que no momento da realização do contrato junto ao banco tenha contratado seguro contra invalidez.

Acumular benefícios

O aposentado pode receber mais de um benefício pago pelo INSS, como, por exemplo, pensão por morte de seu cônjuge e sua aposentadoria. Entretanto, após a Reforma da Previdência, o beneficiário receberá de forma integral apenas a renda mais vantajosa. Sendo assim, quanto ao benefício de menor valor, o aposentado receberá apenas uma parte a ser calculada conforme as novas regras.

Sacar o FGTS

O aposentado do INSS pode sacar o saldo integral do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No entanto, se optar por continuar trabalhando na mesma empresa, ele poderá retirar mensalmente o dinheiro do fundo. Por outro lado, se o aposentado for trabalhar em outra organização, ele só poderá sacar quando encerrar o contrato de trabalho.

Preferência na restituição do Imposto de Renda (IR)

Pessoas com 60 anos ou mais têm preferência para terem a restituição do IR. Além desse público também estão inclusos, pessoas com doenças graves e com deficiências físicas e mentais.

Como solicitar a aposentadoria no INSS?

Para a solicitação da aposentadoria, o trabalhador dispõe de três canais oficiais do INSS: o site, o telefone 135 e o app “Meu INSS”.

Os documentos necessários para a solicitação junto ao INSS são:

  • RG e CPF;
  • Carteira de trabalho;
  • Comprovante do tempo de serviço;
  • Comprovante de residência;
  • Requerimento preenchido.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: fizkes / Shutterstock.com

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar

Fechar