Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

IR: Usuários reclamam do atraso no pagamento do 1º lote da restituição pela Caixa

A Caixa atrasou pagamento do 1º lote da restituição do Imposto de Renda e gerou reclamações entre usuários. Entenda!

A espera pela restituição do Imposto de Renda (IR) pode ser um período de ansiedade para muitos contribuintes. Este ano, com relatos de atrasos especialmente envolvendo pagamentos via Caixa Econômica Federal, a situação tem gerado ainda mais nervosismo entre os contribuintes.

Dessa forma, saiba mais informações sobre as reclamações dos usuários em relação ao atraso e se a situação já foi regularizada. Continue a leitura!

Quais foram as razões que levaram ao atraso do pagamento da restituição do IR pela Caixa?

Calculadora sobre um leque de notas de 50 e 100 reais com a sigla IRPF (Imposto de Renda sobre a Renda da Pessoa Física) na tela restituição
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o atraso no pagamento do primeiro lote da restituição do Imposto de Renda se deu por problemas técnicos no processamento das informações. A instituição afirmou que está trabalhando para resolver os problemas o mais rápido possível e garantir que os pagamentos sejam feitos.

Ademais, a Caixa confirmou o problema ao UOL e informou que a situação está normalizada. O banco declarou que o crédito via Pix do primeiro lote de restituição do Imposto de Renda está regularizado e disponível na conta da maioria dos clientes.

Ainda em nota, a instituição financeira declarou que está empenhada em resolver os casos restantes e orienta os clientes a acompanharem o crédito pelo extrato de suas contas nos aplicativos ou Internet Banking. Confira abaixo algumas reclamações dos usuários.

Como efetuar a mudança de banco para receber a restituição?

Aliás, a Receita Federal permite que os contribuintes escolham a instituição bancária através da qual desejam receber a restituição do IR. Para isso, é fundamental realizar um agendamento no site do Banco do Brasil. Este processo está disponibilizado para que seja possível indicar uma nova conta, seja ela corrente ou poupança.

Para alterar o meio pelo qual o contribuinte deseja receber seu reembolso, basta acessar o portal do Banco do Brasil e procurar pela opção relacionada ao agendamento para crédito de restituição. É necessário fornecer a chave Pix, que deve ser o CPF, garantindo assim que o depósito ocorra diretamente na sua conta, sem intermediários.

Atenção para as regras de restituição

Sendo assim, é importante lembrar que esta operação não pode acontecer em contas de terceiros, nem em contas-salário. No caso de contas conjuntas, ambos os titulares podem indicar uma mesma conta para o recebimento, desde que ambos sejam contribuintes com direito à restituição. Este método simplifica o processo para casais e famílias, facilitando o acesso aos seus devidos retornos fiscais.

Veja também:

Governo quer restringir o uso do PIS/Cofins; entenda agora

Além disso, caso haja qualquer problema ou dúvida durante o processo de agendamento ou recebimento, a Receita Federal e o Banco do Brasil possuem canais de suporte ao contribuinte. Estes canais podem ser acessados diretamente por meio de seus websites ou por telefone.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com