Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Itaú prepara lançamento de Pix usando saldo de outro banco

De acordo com o Itaú, a liberação do Pix com saldo de outro banco vai acontecer em etapas. Confira todos os detalhes!

O Itaú criou uma funcionalidade que vai possibilitar que os seus clientes realizem o Pix, por meio do saldo disponível em outro banco. A estimativa é que já na 1ª quinzena de novembro, a funcionalidade esteja disponível a todos os usuários. Abaixo, veja como vai funcionar na prática essa função.

A ferramenta se trata de um iniciador de pagamentos. Atualmente, houve apenas a liberação do Pix pelo Banco Central. Entretanto, o objetivo é adicionar mais formas de pagamento no sistema com o passar dos dias.

Itaú libera Pix com saldo de outro banco

De acordo com o Itaú, a liberação do Pix com saldo de outro banco vai acontecer em etapas. De início, os 90 mil funcionários do banco vão poder usar o serviço. Depois disso, haverá a liberação do recurso para os 30 milhões de clientes do Itaú.

Ademais, outros bancos já ofertam a possibilidade. É o caso do Bradesco, que inaugurou a sua ferramenta neste mês, e do Banco do Brasil. Segundo o anúncio do Itaú, a estimativa é do lançamento da função aos clientes pessoa física ainda na primeira quinzena de novembro.

O iniciador é uma praticidade, assim os clientes podem conceder autorização para que o banco realize o pagamento. Tudo isso é possível graças ao Open Finance, sistema financeiro que permite o compartilhamento de dados dos clientes entre os bancos, desde que haja autorização.

O Itaú divulgou o uso da funcionalidade e disse que, antes de qualquer coisa, realizou testes com alguns usuários e funcionários, para depois anunciar a função ao público. O objetivo é fazer com que as pessoas tenham mais liberdade e controle sobre o uso do próprio dinheiro.

Por fim, veja outros bancos que também aderiram ao recurso:

  • Banco do Brasil, disponível para transferência via Pix de mais de 10 instituições;
  • Bradesco, disponível de graça;
  • Santander, disponível quando a transferência iniciar em outros bancos com o valor do saldo.

Imagem: SERGIO V S RANGEL / shutterstock.com