Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Licenciamento de veículos começa hoje (1º) no estado de SP: confira o calendário

Nesta sexta-feira (1º), tem início o calendário de vencimento do licenciamento anual de veículos no estado de São Paulo

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Nesta sexta-feira (1º), tem início o calendário de vencimento do licenciamento anual de veículos no estado de São Paulo. Dessa forma, o cronograma de pagamento do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) é realizado de acordo com o final da placa dos veículos.

Portanto, no mês de julho, os proprietários dos veículos com placa final 1 e 2 devem fazer o pagamento até o dia 31/07. O prazo não se aplica a donos de caminhão e caminhão trator, pois o início do pagamento para esses proprietários é no mês de setembro.

Calendário de licenciamento SP

O calendário de pagamento do licenciamento de veículos de SP é dividido em duas categorias:

Veículo de passageiros, ônibus, reboque e semirreboque

MêsFinal da placa
Julho1 e 2
Agosto3 e 4
Setembro5 e 6
Outubro7 e 8
Novembro9
Dezembro0
Fonte: Detran-SP

Veículo registrado como caminhão

MêsFinal da placa
Setembro1 e 2
Outubro3, 4 e 5
Novembro6, 7 e 8
Dezembro9 e 0
Fonte: Detran-SP

Devido a alteração no parcelamento do IPVA em 2022, o prazo para efetuar o licenciamento irá começar em julho e não em abril, como de costume.

Aproximadamente 6,6 milhões de veículos já fizeram a regularização do licenciamento antecipadamente, disponibilizada pelo governo do Estado desde janeiro de 2022. 

Como pagar 

Para quitar o licenciamento, o veículo não pode ter nenhuma dívida, como IPVA em atraso, multas ou taxa de licenciamento. A regularização pode ser feita pela internet, aplicativo do banco (Santander, Bradesco, Banco do Brasil, Safra, Itaú, Caixa Econômica Federal), caixas eletrônicos ou nas Lotéricas, basta informar o número do Renavam.

A taxa de licenciamento em 2022 é de R$144,86, independente do modelo do veículo. E, assim como no ano passado, não haverá a cobrança do seguro DPVAT. 

Portanto, o documento fica disponível para download e impressão nos sites e aplicativos do Poupatempo, Detran-SP, Senatran e Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: lumen-digital / Shutterstock.com