Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Maximizando o Imposto de Renda: declarando dependentes corretamente

Maximize sua restituição do Imposto de Renda declarando dependentes e aprenda quem se qualifica para otimizar seus retornos.

Quando chega a temporada de Imposto de Renda, uma das principais dúvidas é sobre como otimizar o valor a pagar ou aumentar a restituição.

Neste contexto, uma das estratégias mais eficazes é a declaração de dependentes. No entanto, você sabe exatamente quem pode ser considerado dependente na sua declaração?

Quem pode ser considerado dependente no Imposto de Renda?

Imagem de um celular deitado sobre cédulas de 100 reais e 50 reais. Na tela do celular, aparece o logotipo da Receita Federal, responsável pela cobrança do Imposto de Renda
Imagem: rafapress / Shutterstock.com

Para a declaração do Imposto de Renda de 2024, a Receita Federal permite que diversos perfis sejam incluídos como dependentes, desde que comprovem uma relação de dependência com o contribuinte durante o ano-calendário de 2023, mesmo que por um período inferior a doze meses.

Condições específicas para inclusão de dependentes

  • Filhos ou enteados até 21 anos ou até 24 anos, caso estejam cursando ensino superior ou técnico;
  • Dependentes com qualquer tipo de deficiência, independentemente da idade;
  • Irmãos, netos ou bisnetos que estejam sob a guarda do contribuinte, até 21 anos ou 24 anos se estiverem estudando;
  • Pais, avós ou bisavós que tiveram rendimentos tributáveis ou não, até o limite de R$24.511,92 em 2023;
  • Menor, em situação de pobreza, até os 21 anos, sob a guarda judicial do contribuinte.

Impactos da declaração de dependentes no cálculo do Imposto de Renda

A inclusão de dependentes na declaração de Imposto de Renda pode reduzir significativamente o montante do imposto a pagar ou aumentar o valor da restituição.

Isso acontece porque cada dependente gera uma dedução específica no cálculo do imposto devido. Contudo, é crucial garantir que todas as informações estejam corretas para evitar problemas com a malha fina.

Documentação necessária e erros comuns

Certificar-se de ter toda a documentação correta é essencial para declarar dependentes sem dores de cabeça. Erros comuns, como incluir dependentes em duplicidade na declaração de ambos os cônjuges ou falhas nos dados dos dependentes, podem complicar o processo e levar à necessidade de retificação da declaração.

Veja também:

Afinal, quando é o próximo feriado? Saiba e planeje suas finanças

Por fim, o prazo final para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2024 é 31 de maio. Não deixe para última hora para reunir documentos e preencher sua declaração. Planejar com antecedência pode evitar erros e garantir uma maior restituição.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com