Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Pix: mecanismo de devolução começa a funcionar

Saiba mais sobre o Mecanismo Especial de Devolução do Pix.

Na última terça-feira (16), o sistema de pagamentos instantâneos Pix completou um ano de funcionamento no Brasil. Com o aniversário, foi lançada também uma novidade que vinha sendo aguardada por muitos usuários: o Mecanismo Especial de Devolução do Pix. Com esse novo mecanismo, vai ficar mais fácil fazer o estorno de valores movimentados em caso de falha operacional ou suspeita de fraude.

Banco Inter altera cláusula do contrato sobre o Pix; veja o que muda

Pix é um sucesso absoluto e já ultrapassa a casa dos 100 milhões de usuários

Cliente Mercado Pago ganha R$ 30 ao cadastrar chave Pix

Vale lembrar que, em junho deste ano, o Banco Central (BC) anunciou que lançaria esse mecanismo. Sendo assim, o novo Mecanismo Especial de Devolução do Pix se soma a outras ações do BC para tornar o Pix mais seguro, como os limites de transferência de R$ 1.000 durante a noite.

Como funciona o Mecanismo Especial de Devolução do Pix?

Com o Mecanismo Especial de Devolução, a própria instituição na qual o receber tem conta fica responsável por fazer a devolução do valor. Essa devolução pode ocorrer por iniciativa própria da instituição ou a pedido da instituição na qual o pagador tem conta. No Pix já existe um mecanismo semelhante, mas ele só funciona quando o usuário que recebeu a transação percebe um erro.

Essa nova função permite a devolução do dinheiro apenas quando houver “fundada suspeita de fraude” ou em falhas operacionais. Por outro lado, se o usuário fizer uma transferência por engano, o dinheiro pode ser devolvido por meio da função que já existia antes no Pix.

Por fim, quem recebe algum valor de forma indevida, seja por meio de fraude ou erro operacional, deve ser notificado do débito em conta. Além disso, a transação precisa constar no extrato de movimentações.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Divina Epiphania / Shutterstock.com