Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

MEI pode receber Auxílio Brasil?

Em março, o programa de transferência de renda do governo federal, Auxílio Brasil, paga sua quinta rodada e mais de 18 milhões de pessoas já foram contempladas com o benefício de pelo menos R$ 400,00, segundo o Ministério da Cidadania. Porém, ainda existem muitas dúvidas a respeito do programa, entre elas, a situação do Microempreendedor (MEI) em relação ao Auxílio.

A pessoa que se cadastra como MEI e passa a ter seu próprio CNPJ não perde o direito de receber o Auxílio Brasil.

Segundo o Ministério da Cidadania, qualquer pessoa que recebe o Auxílio Brasil pode se tornar MEI e quem já é MEI pode receber o Auxílio Brasil, contanto que cumpra os requisitos.

É até considerável que a pessoa que recebe auxílios do governo busque alternativas para complementar a renda familiar, por isso não deve se preocupar em perder o benefício, segundo integrantes do Governo Federal.

É provável que você também goste:

Mulheres MEIs podem conseguir empréstimo com redução de até 45% em taxas de juros

Auxílio-gasolina: confira qual será o valor do benefício

Auxílio Educação 2022: confira qual será o valor do benefício

De acordo com a renda per capita

A única questão que pode impedir que uma família seja beneficiária do Auxílio Brasil é a renda per capita, pois o limite máximo mensal é de R$ 210,00 por pessoa da família. Portanto, aquele que tem renda maior que isso não pode participar do programa.

Para quem já é MEI só não conseguirá entrar no programa assistencial se o que ganha mensalmente ultrapassar o limite exigido. 

Já para quem recebe o Auxílio Brasil e deseja se formalizar como MEI, o beneficiário poderá ter aumento de renda, entretanto, não pode ser muito grande e ele entrará no período de transição, que permite a ele continuar recebendo por até dois anos o auxílio.

O que é MEI?

MEI significa microempreendedor individual e foi implantado através Estatuto Nacional da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, pela Lei Complementar 128/2008. Este modelo empresarial simplificado tem o objetivo de regularizar a situação de profissionais informais e autônomos.

Quem quiser se formalizar como MEI, deve verificar se sua ocupação se enquadra. Então, pode se inscrever por meio do site do governo federal e gerar o primeiro DAS.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Siga-nos no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o  Facebook, Twitter, Instagram, e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: insta_photos / Shutterstock.com