Tira-teima: 8 mitos e verdades sobre o Cadastro Positivo

0

Desde o início deste ano, é possível que bancos e empresas consultem o Cadastro Positivo, também conhecido como a lista dos bons pagadores, que começou a ser construído ainda no final de 2019. Assim, quatro empresas estão autorizadas a receberem dados dos clientes, incluindo o SPC e o Serasa. Entretanto, ainda existem mitos e verdades sobre o Cadastro Positivo.

Pensando em esclarecer o assunto, explicaremos o que é o Cadastro Positivo e listaremos 8 mitos e verdades sobre o Cadastro Positivo. Então, continue lendo!

É provável que você também goste:

Confira 3 maneiras de limpar o nome no SPC/SERASA mesmo na crise do coronavírus

Prorrogação do Auxílio Emergencial será discutida essa semana na Câmara dos Deputados

Analistas dizem que o Banco Inter é como uma árvore que cresce e não dá frutos

Afinal, como funciona o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo funciona como uma espécie de boletim escolar, que registra pagamentos feitos no seu histórico de crédito e, a partir disso, concede a você uma pontuação. Assim, o Cadastro Positivo pode ser um aliado para seu CPF, mas também prejudicá-lo caso esteja em situação inadimplente. Com isso, o Cadastro Positivo permite às empresas uma analise mais assertiva na hora de conceder ou não crédito.

Quais são os mitos?

Todos podem acessar suas informações

Mito. O mercado pode acessar somente a sua pontuação de crédito, utilizada para fazer a avaliação de crédito ou transações comerciais. O histórico detalhado só poderá ser disponibilizado com a sua permissão.

O Cadastro Positivo não respeita o sigilo bancário

Mito. O Cadastro Positivo não afeta o sigilo bancário. Além disso, também não invade a privacidade dos seus dados. As informações disponibilizadas são apenas em relação aos seus pagamentos, como data de vencimento e pagamento de faturas, valores de faturas, entre outros. Conta corrente, saldo bancário e outras informações do tipo são protegidas pela Lei.

Renda e aposentadoria fazem parte do Cadastro Positivo

Mito. Informações de salário ou aposentadoria, além de saldo em conta corrente, investimentos, pagamentos à vista e até mesmo limite do seu cartão de crédito não fazem parte do Cadastro Positivo.

O Cadastro Positivo levará a uma situação discriminatória

Na lista de mitos e verdades sobre o Cadastro Positivo, este sem dúvida é mais um mito. Pessoas negativadas não podem ser prejudicadas pelo Cadastro, uma vez que com sua participação elas tem a chance de mostrar que pagam diversas contas em dia e que possuem controle financeiro atualmente, construindo um histórico de pagamento positivo.

Você é obrigado a continuar no Cadastro Positivo

Mito. É possível cancelar ou reabrir o seu Cadastro Positivo a qualquer momento. Basta ir na seção OUTRAS SOLICITAÇÕES e efetuar o descadastramento ou um novo cadastro. Para isso, basta acessar o site do Cadastro Positivo.

Quais são as verdades?

As taxas de juros poderão diminuir 

Verdade. Segundo o Cadastro Positivo, juros e inadimplências diminuíram nos países onde o programa foi introduzido. Além disso, a facilidade na obtenção de crédito aumentou. Dessa forma, os juros recuaram, uma vez que mais informações sobre o consumidor reduz o risco, permitindo às empresas oferecerem taxas e parcelas adequadas a cada consumidor.

Você pode ter acesso às suas informações incluídas no Cadastro Positivo

Verdade. É possível acessar de forma gratuita suas informações, incluindo sua pontuação de crédito (score) e o histórico de pagamentos. Além disso, caso precise, você também pode solicitar a correção de informações incorretas, além de cancelar ou reabrir seu cadastro.

O Cadastro Positivo pode alterar seu score

Verdade. O Cadastro Positivo pode ajudar seu score a subir ao longo do tempo, desde que você siga algumas recomendações. Entre elas, estão: pagar suas contas em dia e antes do vencimento, manter suas informações cadastrais atualizadas e evitar pagar o valor mínimo da sua fatura de cartão de crédito.

Então, gostou de saber os 8 mitos e verdades sobre o Cadastro Positivo? Agora, você tem mais informações para decidir se deseja manter seu cadastro e também para encontrar formas de aumentar seu score e ter mais acesso a crédito no mercado.

Enfim, gostou da matéria sobre mitos e verdades sobre o Cadastro Positivo?

Então, nos siga no canal do YouTube, em nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao mundo de fintechs.

Imagem: Skorzewiak via shutterstock

Comentários
Carregando...

Este website usa cookies para melhorar sua experiência. Aceitar