Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Motoristas que não estiverem com este documento vão levar multa

Raramente um motorista se esquece de levar consigo a CNH. Mas este não é o único documento que, na ausência, pode gerar uma multa.

É comum o motorista fazer questão de não esquecer a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ao conduzir seu veículo, mas muitos acabam esquecendo de outro documento fundamental que deve andar lado a lado com a CNH. Trata-se do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

Este documento garante que o veículo possa estar em circulação e deve ser emitido uma vez ao ano. Portanto, caso o motorista seja flagrado sem o porte do CRLV ele pode sofrer uma multa e infração. 

Como emitir o CRLV?

Para que o documento seja emitido, o motorista não deve estar inadimplente com multas e etc. O CRLV pode ser emitido online através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), que encontra-se disponível para Android e iOS. 

Uma vez emitido, o documento fica disponível em uma versão digital, portanto, seu uso físico não é obrigatório, uma vez que basta entrar no app para ter acesso ao documento. 

Efetue o login do aplicativo CNH e siga os próximos passos para que o CRLV seja emitido:

  • Clique na aba “Veículos”;
  • Escolha a opção “Adicionar um CRLV”;
  • Preencha os campos com os dados exigidos;
  • Em seguida, forneça o código de segurança emitido no Certificado de Registro do Veículo.

A partir disso, o boleto será gerado e o pagamento deve ser efetuado para que o documento esteja disponível dentro de alguns dias. 

Mas afinal, qual é o valor dessa multa?

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) visa, por meio de seus artigos, proteger os condutores, os pedestres e as vias. Portanto, para que a segurança seja garantida, os motoristas devem estar ciente de todas as normas ditas no CTB. 

Em seus artigos 133 e 159, do CT obriga o porte do CRLV, tal como obriga o porte da CNH ou da Permissão para Dirigir (PPD). 

Caso o motorista seja flagrado sem o CRLV ou sem CNH, ou com a mesma vencida há mais de um mês (30 dias), ele sofrerá infração leve e levará 3 pontos em seu documento. A multa aplicada é no valor de R$ 88,38 e o veículo pode ser apreendido até que o documento seja apresentado.

Caso o motorista só porte a versão digital do documento e o aplicativo apresentar falhas no uso, fazendo com que a apresentação do documento seja inviável, este pode ainda sofrer com a penalização.

Portanto, é interessante imprimir o CRLV, afinal, já pensou ser parado por um fiscal em uma estrada sem sinal de internet e acabar perdendo pontos nas carteira e tendo que pagar uma multa?

Imagem: sirtravelalot / shutterstock.com