Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Municípios anunciam aumento no valor do IPTU; confira

Recentemente, algumas cidades anunciaram o aumento do IPTU para o ano que vem. Confira mais detalhes sobre o reajuste!

Anualmente, o brasileiro deve pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), que varia de acordo com o valor do imóvel. Assim, recentemente, algumas cidades do litoral do Estado de São Paulo anunciaram o aumento do tributo para o ano que vem.

Dessa forma, a partir de janeiro de 2024, a Prefeitura de Santos irá reajustar em 3,99% os valores do IPTU. Além disso, também sofrerão reajuste as multas, preços públicos e débitos inscritos na Dívida Ativa. Veja mais detalhes sobre o aumento do tributo!

Aumento do IPTU

Portanto, na última quarta-feira (4), a prefeita em exercício de Santos, Renata Bravo (PSDB), assinou o decreto com as novas medidas, que foram publicadas no Diário Oficial do Município nesta quinta-feira (5). No entanto, vale destacar que aqueles que pagarem o IPTU em cota única terão 4% de desconto, assim como no ano passado.

Em síntese, o percentual se refere à variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) entre agosto do ano passado e julho deste ano, medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo considerada a inflação oficial do Brasil. 

Contudo, devido à queda na inflação em relação ao ano passado, o reajuste para 2024 foi menor do que os 10,07% aplicados neste ano.

Imagem de uma pessoa calculando algo, utilizando uma calculadora. Ainda sob a mesa, se encontram uma casa em miniatura e moedas.
Imagem: Andrey Popov / Shutterstock.com

Mais reajuste

Também no litoral de São Paulo, a Prefeitura de São Vicente estabeleceu um reajuste de 4,61% no reajuste de impostos, como IPTU, além de multas, taxas e valores de pagamentos em atraso para 2024. Assim, o reajuste foi publicado através de dois decretos editados pelo prefeito Kayo Amado (Podemos). Contudo, o reajuste não se aplica a multas de trânsito.

Veja também:

Banco ameaça reduzir limite de clientes que não utilizarem o cartão

Por fim, de acordo com o jornal A Tribuna, a Prefeitura de Praia Grande também reajustou os tributos e multas para 2024, em 4,61%.

Imagem: Andrey Popov/Shutterstock.com