Além da consulta de negativações no SPC e Serasa, o score de crédito é um dos pré-requisitos para a liberação de crédito. Portanto, saiba aqui neste artigo o que fazer quando a sua pontuação não é boa. Confira uma dica para não precisar de um bom score para conseguir cartão de crédito.

É provável que você também goste:

Qual é o impacto de dívidas negativadas no seu Serasa Score?

O que é score de crédito?

Atualmente, não basta ter apenas o nome limpo nos órgãos de proteção ao crédito, como SPC, Serasa e Boa Vista. É necessário ter um bom score de crédito, pelo menos acima de 700 pontos.

O score de crédito é definido pelos principais Bureaus de crédito e demonstra os hábitos de pagamento e o relacionamento do consumidor com o mercado de crédito. Ou seja, perante o mercado, quanto maior for a pontuação do score, maiores são as chances de honrar os compromissos pelos próximos 12 meses e ter acesso ao mercado de crédito.

A pontuação do score de crédito vai de 0 a 1.000 pontos, sendo que:

  • Até 300 pontos há alto risco de inadimplência;
  • Acima de 300 pontos e até 700 possui média probabilidade de inadimplência;
  • Acima de 700 pontos é um bom score, pois apresenta baixo risco de inadimplência.

Confira aqui algumas dicas para aumentar o seu score de crédito.

É necessário ter uma boa pontuação?

Na verdade, as instituições financeiras têm a liberdade de utilizar essas informações na hora de liberar crédito. Primeiramente, é necessário ter o nome limpo, um score de crédito acima de 700 pontos, além de outras ferramentas de análise de crédito, como a consulta ao SCR – Sistema de Informação de Crédito do Banco Central do Brasil. Esta última ferramenta mostra o seu relacionamento com o mercado, incluindo dívidas negativadas e não pagas.

Truque para não precisar de um bom score para conseguir um cartão de crédito

A nossa dica para que você consiga um cartão de crédito mesmo sem ter um score alto, é manter um bom relacionamento com uma instituição financeira tradicional e melhorar aos poucos a sua pontuação interna. Isso vai mudar a percepção sobre o seu score de crédito, que na maioria das vezes é desconsiderado na análise.

Um banco que costuma priorizar um bom relacionamento com a instituição é o Banco Santander. Com o tempo, tendo uma conta ativa, mantendo todos os pagamentos em dia, e contratando produtos do banco, você terá liberado limite de crédito e cartão de crédito, independente da pontuação do seu score de crédito.

Gostou do artigo?

Então, nos siga em nossas redes sociais como o FacebookTwitter Instagram. Para acompanhar os artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao assunto das fintechs.