Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não são só pastores: confira quem mais tem direito à isenção do Imposto de Renda

Não são só os pastores que têm direito à isenção do Imposto de Renda, confira quais são os contribuintes que têm direito ao benefício!

Nesta quarta-feira (17), a Receita Federal suspendeu a isenção do Imposto de Renda à remuneração de pastores e líderes religiosos, que havia sido sancionada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas vésperas das eleições de 2022. Assim, a medida suscitou uma série de debates nas redes sociais, sobre o benefício.

Diante disso, muitos questionaram sobre a isenção do Imposto de Renda, pois a maioria dos brasileiros, mesmo aqueles que não têm uma renda muito alta, devem pagar o imposto. Diante disso, confira quais são os contribuintes que têm direito à isenção!

Isenção do Imposto de Renda

Primeiramente, é necessário lembrar que o Imposto de Renda é uma cobrança realizada sobre os rendimentos anuais de particulares e empresas. No entanto, nem todos os brasileiros precisam enviar as informações e nem todas as declarações são obrigadas a pagar o tributo.

Assim, a isenção do Imposto de Renda é a dispensa do envio da declaração ou do pagamento do tributo. Contudo, as regras variam de acordo com fatores como renda, idade e enfermidade. Todavia, cabe ressaltar que mesmo aqueles que são isentos do pagamento do imposto ainda precisam preencher a declaração.

Veja também: Saiba como rastrear o seu cartão de crédito Santander

Na imagem aparece um celular com a logo da Receita Federal na tela, uma calculadora, uma caneta e parte do teclado de um computador.
Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com

Quem tem direito à isenção do Imposto de Renda

Portanto, para ter direito à isenção do IR, é preciso que a renda do cidadão não ultrapasse o valor de R$ 28.559,70 ao ano. Além disso, também é possível ter acesso ao benefício através da aposentadoria por idade, incapacidade, invalidez ou doença grave. Assim, a justificativa da dispensa de pagamento do imposto é a necessidade dessas pessoas de se manterem com o dinheiro que recebem.

Enfim, se você se enquadra nestas condições e deseja solicitar a isenção do Imposto de Renda, o primeiro passo é fazer a solicitação  junto à Receita Federal. No entanto, dependendo do perfil do solicitante, pode ser necessário apresentar laudos médicos, entre outros documentos. Por fim, veja mais detalhes aqui!

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com