Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Não será preciso ter alvará para receber o auxílio-taxista

Profissionais que atuem como taxistas, mas não tenham o alvará que autoriza a atividade, poderão receber o auxílio-taxista de R$ 1 mil.

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

De acordo com o Ministério do Trabalho e Previdência, profissionais que atuem como taxistas, mas não tenham o alvará que autoriza a atividade, poderão receber o auxílio-taxista no valor de R$ 1 mil por mês.

Portanto, terão acesso ao benefício os taxistas com Carteira Nacional de Habilitação (CNH) válida e alvará para prestar o serviço cadastrado nas prefeituras em vigor no dia 31 de maio de 2022.

Quem tem direito ao auxílio-taxista?

A portaria publicada na quarta-feira (27) no Diário Oficial da União (DOU), prevê que o auxílio-taxista será pago aos profissionais detentores dessas concessões, permissões, licenças ou autorizações e que atuam na profissão e também aos profissionais que têm autorização para trabalhar e estejam vinculados a um desses alvarás. Confira abaixo:

  • Motoristas que possuam registro para exercer a profissão, emitido pelo órgão competente da localidade da prestação de serviço até 31 de maio de 2022; 
  • Motoristas de táxi proprietários de concessão, permissão, licença ou autorização expedida pelo poder público municipal ou distrital em regular e efetivo exercício da atividade profissional; 
  • Motoristas de táxi com autorização expedida pelo poder público municipal ou distrital, em regular e efetivo exercício da atividade.

Quem não tem direito ao auxílio-taxista?

O auxílio-taxista não será pago ao profissional nas seguintes situações:

  • Motorista com o CPF pendente de regularização junto à Receita Federal do Brasil, em situação suspensa, cancelada, nula, ou de titular falecido;
  • Motorista que tenha seu CPF vinculado à concessão de pensão por morte ou do auxílio-reclusão; 
  • Motorista beneficiário de auxílio-incapacidade permanente para o trabalho;
  • Motorista de táxi beneficiário com indicativo de óbito no Sistema de Controle de Óbitos ou no Sistema Nacional de Informações de Registro Civil;
  • Não é permitido acumular o Pix Caminhoneiro com o auxílio-taxista.

Calendário do auxílio-taxista em agosto

Confira, a seguir, as datas do auxílio-taxista deste mês:

ParcelaData de pagamento
1ª parcela16 de agosto
2ª parcela16 de agosto
1ª parcela30 de agosto
(para as prefeituras que não enviaram a documentação no 1º prazo de inscrição)
2ª parcela30 de agosto
(para as prefeituras que não enviaram a documentação no 1º prazo de inscrição)
Outras parcelassetembro a dezembro
(datas ainda não foram definidas)
Fonte: Ministério do Trabalho

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Alf Ribeiro / Shutterstock.com