Natal ameaçado: os presentes mais procurados podem não chegar nas lojas
Existe a possibilidade dos presentes mais procurados durante o Natal não chegarem às prateleiras neste ano. Saiba mais.
Existe a possibilidade dos presentes mais procurados para o Natal não chegarem às lojas. A situação acontece em decorrência da seca no Amazonas, que prejudica a produção dos itens de desejo dos consumidores.
O problema da seca enfrentado na Região tem atrapalhado a produção em diversas indústrias da Zona Franca de Manaus. Desse modo, siga na leitura para entender a circunstância que ameaça os presentes de Natal dos consumidores brasileiros.
Indústria tem produção para o Natal prejudica por seca

A seca no Amazonas tem comprometido a produção da indústria, sendo o setor de eletrônicos um dos maiores prejudicados. Em 2023, entre os presentes mais procurados pelos consumidores estão os ar-condicionados e televisões, que, por conta da seca podem não chegar às lojas.
A seca no Amazonas, comum nesta época do ano, está sendo intensificados pelo fenômeno El Niño, que tornou mais grave a redução do nível da água dos rios. Com isso, o transporte por navios precisou ser suspenso, o que teve como consequência os problemas na entrada de insumos e saída dos produtos para a venda neste fim de ano, período com altas vendas por conta do Natal.
Saiba mais sobre a possível falta dos presentes mais procurados do Natal nas prateleiras
Sobre a situação, o presidente executivo da Eletros, a Associação Nacional de Produtos Eletroeletrônicos, Jorge Nascimento, afirma que, apesar de muitos produtos deixarem de ser produzidos por conta da seca, para a época de Natal o ar-condicionado e televisão são os itens que mais preocupam, uma vez que estão entre os mais procurados para presentes.
Veja também:
Programa libera até R$ 150 mil para empreendedores; entenda
As compras para o Natal começam a ser feitas com antecedência por muitos, já que as entregas levam de 15 a 20 dias para chegarem aos grandes centros, por isso a preocupação. No entanto, é importante destacar que os envios para a Black Friday foram feitos com antecedência. Assim, o consumidor que queira garantir os produtos ainda em novembro pode aproveitar a oportunidade.
Imagem: PopTika/ Shutterstock.com