Ninguém está livre de contrair dívidas e não conseguir pagar. Por mais que você seja metódico e obstinado com as suas finanças, pode acontecer um grande ou grave imprevisto. E com isso, tenha que deixar de lado uma fatura do cartão de crédito, um boleto ou algumas contas. Acontece que ao negociá-las, surgem algumas dúvidas, e uma delas é sobre a negativação. Ou seja, ao entrar em acordo e negociar em parcelas com o seu credor, o seu nome fica no SPC e Serasa até quitar?

Leia também:

Cartão pag! não possui taxas e anuidade e aprova com score baixo

Por que cai o Score de alguns usuários ao aderir ao Cadastro Positivo?

Nubank fecha primeiro semestre com prejuízo de quase R$ 51 milhões.

Ao negociar uma dívida, seu nome fica no SPC e Serasa até quitar?

Frequentemente as instituições financeiras e lojas oferecem condições facilitadas para que os consumidores possam sair finalmente das dívidas. Inclusive o Serasa Consumidor está com a plataforma Limpa Nome, que interliga os devedores com os credores que oferecem possibilidades para negociar com descontos de até 90%.

Então, ainda fica uma dúvida. Em caso de acordo com o seu credor, quando o seu nome será retirado do SPC e Serasa? É necessário pagar toda a dívida para que você tenha finalmente o seu nome limpo?

O acordo em forma de parcelas é uma maneira de extinguir determinada dívida que estava em atraso. Com isso, é criada uma nova dívida, a partir da data de assinatura do acordo. Após o pagamento da primeira parcela, o credor tem até 5 dias úteis para retirar o nome do devedor dos cadastros.

Entretanto, após o acordo é criada uma nova dívida com novas datas para pagamento. Enquanto a dívida estiver sendo devidamente paga, não pode em hipótese nenhuma voltar a gerar qualquer tipo de restrição no CPF do consumidor.

Cabe ressaltar que se o devedor não tiver o seu nome retirado dos cadastros de restrição de crédito, como o Boa Vista SCPC, SPC e Serasa, é motivo para entrada de ação judicial para exigir os seus direitos.

Gostou da notícia?

Siga nossas redes sociais como FacebookTwitter e Instagram. Acompanhe notícias e artigos sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, financiamentos, empréstimos e tudo relacionado ao mundo das fintechs.

Via: SOS Consumidor

Sobre o autor Ver todos os posts

EDUARDO MENDES

Sou um entusiasta da tecnologia, que também aprecia inovação, empreendedorismo, além de Fintechs e as suas facilidades.
Graduado em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Co-fundador do Seu Crédito Digital e do Optclean Tecnologia.

Comentários no Facebook