Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Nova carteira de identidade deverá ser emitida nas próximas duas semanas em todo o país

Diversos estados brasileiros precisam começar a emitir a nova carteira de identidade daqui a duas semanas. Confira!

Uma importante notícia para os cidadãos brasileiros! Isso porque os estados brasileiros devem emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) já nas próximas duas semanas. Logo, eles têm até o dia 6 de novembro para isso.

Ademais, o Rio Grande do Sul foi o primeiro estado a emitir o documento, começando em julho de 2022. Já as outras 12 unidades federativas também iniciaram esse processo. Saiba mais sobre a emissão da nova carteira de identidade a seguir.

13 estados terão que emitir a nova carteira de identidade em duas semanas

Pessoa segurando o novo RG que acabou de ser emitido. Fundo desfocado.
Imagem: Lucas Alesso / Shutterstock.com

Atualmente, Acre, Alagoas, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina começaram a emissão da CIN. No entanto, até o dia 6, como mencionado, os outros 13 estados, como São Paulo, além do Distrito Federal, deverão começar a emiti-los também.

Sendo assim, cerca de 2 milhões de pessoas, até o momento, possuem a nova versão da carteira de identidade. Logo, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos disse que já está trabalhando para que as unidades federativas que ainda não emitem a CIN comecem em breve.

O que mudou na nova versão do documento?

Em síntese, a nova carteira de identidade não possui mais o número do Registro Geral (RG). Sendo assim, a CIN apresenta apenas o número do CPF como o registro válido em todo o país. Assim, existe a possibilidade de concentrar diversas informações em um único documento.

Ainda, em nota, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, comentou que a presença de um QR Code, para validação de autenticidade, na nova versão da carteira de identidade dará acesso às informações dos cidadãos. No mais, em breve haverá a integração de outros serviços, como a carteira de motorista, cartão do SUS, CadÚnico, entre outros, ao mesmo sistema.

Veja também:

Novo golpe usa programa social do governo para roubar dados bancários dos brasileiros; entenda

Por fim, o serviço será gratuito para a emissão dessa nova versão. Ademais, há um prazo estipulado de 10 anos para que toda a população já esteja com o documento atualizado.

Imagem: Lucas Alesso / Shutterstock.com