Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Confira as novas regras para participar do Casa Verde e Amarela

O governo federal divulgou novas regras para a seleção das famílias de baixa renda beneficiárias do programa Casa Verde e Amarela

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

No dia 24 de junho, o governo federal divulgou novas regras para a seleção das famílias de baixa renda beneficiárias do programa Casa Verde e Amarela, substituto do extinto “Minha Casa, Minha Vida”, em áreas urbanas. Foi publicada no Diário Oficial da União a portaria que regulamentou as alterações.

De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Regional, os municípios ficarão responsáveis pela informatização do cadastramento das famílias. Também ficarão a cargo da publicação das etapas do processo e orientação a respeito das regras, prazos e documentação exigida.

Regras

Portanto, para participar do Casa Verde e Amarela as famílias contempladas devem ter renda bruta familiar mensal de até R$ 2,4 mil, se cumprir um dos requisitos de carência habitacional, como:

  • Habitação precária;
  • Coabitação;
  • Adensamento excessivo;
  • Ônus excessivo do aluguel;
  • Aluguel social provisório; e
  • Situação de rua.

Ademais, é estabelecido pela portaria que no decorrer da seleção as mulheres responsáveis pela unidade familiar devem ser priorizadas. Também devem ter prioridade, pessoas com deficiência, idosos e crianças ou adolescentes na composição familiar, e situação de risco e vulnerabilidade. 

Cada município pode usar os critérios complementares que desejar, de acordo com a realidade local.

Como participar do Casa Verde e Amarela?

A família interessada pode contratar individualmente ou através de uma construtora especializada ou ainda, buscar uma instituição organizadora vinculada à Caixa Econômica Federal.

  • Será realizada uma simulação do investimento necessário para participar do Casa Verde e Amarela;
  • O titular do financiamento deverá entregar a documentação em uma agência da Caixa ou Correspondente CAIXA Aqui;
  • A Caixa irá analisar toda a documentação da família e do imóvel para encontrar as melhores condições disponíveis de financiamento;
  • Após validar e aprovar o cadastro, o solicitante assinará o contrato e terá início o processo de financiamento.

Para obter mais informações sobre o programa Casa Verde e Amarela, o interessado pode consultar o guia através do site.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com