Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Novo Passaporte: ele já está valendo, veja o que mudou

Novo passaporte está com mais medidas antifraude. Confira!

Tempo estimado de leitura: 3 minutos

Na última segunda-feira (27), foi lançado o novo modelo de passaporte durante evento no Palácio do Planalto, que contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro (PL). Na ocasião, também foi entregue o 1º lote da nova Carteira de Identidade Nacional (CNI).

Novo passaporte

O novo passaporte apresenta uma nova estilização da bandeira nacional, com páginas numeradas e também maior quantidade de marcas d’água, que antes eram apenas uma e agora são 13 ilustrações diferentes. As imagens fazem referência à flora e a fauna dos mais importantes biomas do Brasil.

“Outra novidade do novo modelo são os fundos invisíveis fluorescentes. Antes, apenas o número da página variava sob exposição UV. A nova versão apresenta sete composições diferentes. A página de identificação também foi atualizada, apresentando uma imagem fantasma da foto do cidadão em preto e branco, além de uma imagem da foto formada por dados biométricos do portador. Essas informações são protegidas por um laminado de segurança”, afirmou Anderson Torres, ministro da Justiça e Segurança Pública.

Quando o novo passaporte começará a ser produzido?

A produção será feita pela Casa da Moeda a partir de setembro deste ano, data escolhida em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil.

De acordo com o governo federal, o novo passaporte continuará valendo por dez anos e conta com tecnologia antifraude. Dessa forma, o valor cobrado para a emissão do documento não foi alterado e continua sendo R$ 257,25.

Carteira de Identidade Nacional

A nova carteira de identidade nacional conta com um QR Code que pode ser lido a partir de qualquer dispositivo compatível, como um smartphone. Portanto, a confirmação da autenticidade do documento será facilitada, identificando se foi furtado ou extraviado.

De acordo com o governo federal, com essas alterações, a CNI será o documento mais seguro do país e um dos mais seguros do mundo. A versão física será gratuita, assim como a versão digital.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal no YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Instagram e Twitch. Assim, você acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: Reprodução / Polícia Federal