Novo RG: afinal, como fazer a emissão da CIN?
Descubra tudo sobre o novo RG! A Carteira de Identidade Nacional (CIN) substituirá o Registro Geral (RG) tradicional em breve.
A Carteira de Identidade Nacional (CIN) — ou novo RG — surge como uma evolução do documento de identificação brasileiro, visando substituir o tradicional Registro Geral (RG).
Com o objetivo de fortalecer a segurança e reduzir fraudes, o novo modelo utilizará o CPF como cadastro único e implementará o padrão internacional com o código MRZ (Machine Readable Zone), facilitando sua utilização como documento de viagem nos países do Mercosul.
Como funciona a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)
A CIN será uma forma unificada de identificação, integrando o CPF e um QR Code para identificação eletrônica, tanto online quanto offline. Dessa forma, elimina-se a necessidade de ter um número de identificação separado para o RG e outro para o CPF, simplificando o processo para os cidadãos.
Vale ressaltar que a CIN imprimirá o nome sem diferenciação entre Nome e Nome Social, além de não incluir a designação de sexo, promovendo maior inclusão para o público LGBTQIA+.
Como emitir a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN)?
A emissão da CIN já está em andamento em 17 estados brasileiros e no Distrito Federal, com prazo até 11 de janeiro para todos os locais iniciarem o processo.
Para solicitar a Carteira de Identidade Nacional, os cidadãos devem dirigir-se ao instituto de identificação de sua região. Após a impressão, será possível acessar o modelo digital por meio do aplicativo GOV.BR (disponível para Android e iOS).
A saber, a primeira via da CIN não possui custos, a menos que o cidadão opte pela versão em policarbonato. No caso de perda, será necessário pagar uma taxa para emissão de segunda via.
RG atual continua valendo?
O Registro Geral continuará válido até fevereiro de 2032, tempo suficiente para que os cidadãos solicitem a nova Carteira de Identidade Nacional. No entanto, é importante estar atento ao prazo de validade da CIN, que varia de acordo com a idade do portador.
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Assim, é fundamental acompanhar as orientações das autoridades para garantir a atualização do documento dentro do prazo estipulado.
Imagem: Lucas Alesso / shutterstock.com