O primeiro passo para qualquer organização financeira, seja para sair das dívidas ou chegar a um objetivo, é conhecer seu estado atual. Nada melhor para isso do que consultar seu CPF em bancos de dados como Serasa e SPC. No caso do Serasa, que retém seus dados obtidos com instituições financeiras, é preciso estar de olho sempre no Serasa Score. Ele pode mudar com frequência e é determinante para conseguir um cartão de crédito, financiamento, empréstimo, entre outros tipos de crédito. Para melhorar a experiência dos consumidores que consultam seus próprios dados, o Serasa agora conta com novas funcionalidades em seu site. Uma delas é que os usuários podem conferir as últimas mudanças em seu Novo Serasa Score e entender melhor o que as motivou.

Por exemplo, é possível ver, por datas, o histórico da pontuação e conferir os motivos de aumento e os motivos de diminuição. Entre os motivos de aumento, estão as contas que você pagou em dia, por exemplo, e os motivos de diminuição costumam ser atrasos ou inadimplências.

É provável que você também goste:

Nubank: cliente é impedida de abrir conta por já existir conta criada por golpista

Novo Serasa Score agora avisa o porquê a sua pontuação aumentou ou diminuiu

Entenda melhor o Serasa Score

A pontuação vai de 0 a 1.000 e define as suas chances de pagar as suas contas em dia, sendo uma fonte de consulta para diversas empresas antes de conceder crédito, por exemplo. O Novo Serasa Score pode variar mais uma vez em um mês e é alimentado principalmente por bancos, que passam informações ao Serasa.

São mais de 200 variáveis que podem influenciar no seu Score. A principal questão, porém, é pagar as suas contas em dia, principalmente quando falamos de cartão de crédito, parcelas de financiamentos, empréstimos, etc. 

Antigamente, o Serasa só ficava sabendo quando havia algo negativo em relação ao seu CPF. Ou seja, quando você atrasava ou deixava de fazer um pagamento, os bancos avisavam a instituição. Agora, existe o Cadastro Positivo, que é o envio de dados de contas que você pagou em dia, ajudando a aumentar o Score.

Serviços gratuitos e pagos do Serasa

Consultar o seu CPF no site da instituição é gratuito e você pode conferir seu Score quando quiser, sabendo assim se há dívidas e vendo o que influenciou na sua pontuação. Além dessas soluções, existem alguns serviços pagos oferecidos pelo Serasa.

Um deles é o recebimento de alertas, por e-mail e SMS. Esses avisos podem ser enviados quando a sua pontuação aumenta ou diminui, quando as empresas fizerem consultas ao seu CPF e na entrada e saída de dívidas do seu nome. O plano básico custa 12x de R$ 9,99.

Também existe o plano Premium, que inclui alguns serviços extras, como o monitoramento de CNPJ para quem tem empresa. O plano também permite monitorar o vazamento de dados online, garantindo uma maior segurança do seu CPF e outras informações. Ele custa 12x de R$ 14,16.

Como aumentar a sua pontuação

O princípio básico de ter um bom Score no Serasa é pagar suas contas em dia. Para começar do começo, é necessário ter contas no seu nome, não apenas do seu cônjuge ou seus pais, por exemplo. Contas de água, luz e cartão de crédito são exemplos que podem estar no seu CPF.

Se você está com um Score baixo por causa de dívidas, procure negociar, parcelar o valor devido para que ele caiba no seu bolso. Assim você garante que sua pontuação vá aumentando e pode conseguir um empréstimo ou financiamento se precisar.

Quando os atrasos são o problema, procure colocar suas contas em débito automático, para que esquecimentos não aconteçam. Outra dica é montar seu calendário de pagamentos e deixar em local visível, ou mesmo utilizar o Google Agenda, que gera notificações no seu celular.

Para evitar a inadimplência, manter uma reserva de emergência é importante, contendo alguns meses do seu custo de vida. Procure poupar um pouco a cada mês para construir essa reserva que irá lhe proteger em caso de imprevistos e manter suas contas em dia. Outra questão que influencia no Serasa Score é o cadastro. Mantendo seus dados atualizados no site da instituição, você também contribui para que sua pontuação aumente.

Vale lembrar que o Serasa não é o único banco de dados que monitora suas contas. O SPC mantém dados ligados ao comércio e empresas e a consulta é por outros meios. É possível saber sua situação junto ao SPC em agências do CDL, mediante taxa, ou pelo aplicativo SPC Consumidor gratuitamente.

E você, tem conferido o seu Score ultimamente? Esteja atento às movimentações no seu CPF e confira as informações que as empresas têm acessado sobre você!

Enfim, gostou da matéria?

Então, siga o nosso canal do YouTube, e nossas redes sociais como o FacebookTwitter e Instagram. Assim acompanhará tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito digitais, empréstimos e matérias relacionadas ao assunto de fintechs.

Imagem: Diana Grytsku / Freepik

Sobre o Autor

Gabriela Stähler Padilha

Redatora

Graduanda em Jornalismo pela UNISINOS. Trabalho há sete anos com comunicação e sou apaixonada por finanças pessoais e tecnologia.

Ver todos os artigos